Thursday, June 1, 2017

NADANDO PELOS CARTÕES POSTAIS DO RIO GRANDE DO SUL – LAGO SÃO BERNARDO EM SÃO FRANCISCO DE PAULA


Nadar no lago São Bernardo, cartão postal da cidade de São Francisco de Paula e despertar o interesse dos habitantes da região para a prática da natação em águas abertas, é a contribuição que os nadadores masters Silvio Holderbaum e Francismar Siviero fizeram. O lago artificial, totalmente despoluído, foi construído na década de 40, tem uma extensão aproximada de 800 metros e profundidade média de 3 metros. As margens, ideais para uma caminhada, são ajardinadas e cercadas por uma vegetação exuberante com muita mata nativa. No verão é utilizado para prática de esportes aquáticos. Nadar 2 km nesse visual encantador, contribuir para a qualidade de vida e para a redução das desigualdades sociais, isso é acreditar num futuro melhor.


Como chegar em São Francisco de Paula
São Francisco de Paula fica a 130 quilômetros da capital Porto Alegre


Principais atrações turísticas da cidade:
– Lago São Bernardo – Praça Tiradentes, s/nº Cartão postal de São Francisco de Paula. Localizado na sede do Município, próximo ao centro, com uma extensão de 1.900 metros, profundidade média de 5m e despoluído. As margens são ajardinadas e cercadas de árvores e pinheiros, tem sido usado para prática de esportes aquáticos. Local ideal para caminhadas. Visitação permanente e gratuita.



– Gruta do Lago São Bernardo – praça Tiradentes, s/nº  – Local onde as pessoas cultivam sua fé e espiritualidade com missas e orações. Nas paredes da Gruta à esculturas que representam o nascimento de Jesus e a fuga para o Egito, também encontram-se vários santos como: São Francisco de Paula, Nossa Senhora de Lurdes, etc… O autor das obras é Carlos Fernando Jesus. No interior da gruta encontra-se uma água pura e cristalina com 5 metros de profundidade, que para os mais devotos esta água pode ter poder de cura. Na frente há uma estrela de 5 pontas representando o Mercosul e uma pia batismal para pessoas que acreditam em batizados em lago e água corrente. Uma curiosidade: na época dos indígenas, segundo os mais antigos, foi um oratório onde se reuniam para cultuar suas crenças religiosas. Hoje aos cuidados do senhor Idris Guashi.

– Monumento em Homenagem aos Tropeiros Av. Júlio de Castilhos, entre 441 e 446 Em reconhecimento a saga dos tropeiros que contribuíram heroicamente para o início do povoamento da amada terra de São Francisco de Paula.


– Cascata da Ronda – RS 020 – Saída para Cambará do Sul, a 2 km do Centro – Conjunto de 5 quedas d’água, em uma extensão de 4,5 quilômetros, possui uma altura de aproximadamente 100m. formada por diversos patamares, alguns, observados somente a partir do topo e o último, observado a partir da base. O acesso a este local é feito por uma trilha que atravessa uma mata nativa de grande porte.


– Monumento ao Carreteiro – Av. Júlio de Castilhos, entre 740 e 745


– Livraria Miragem – Av. Júlio de Castilhos – Na entrada da livraria existe uma homenagem a Carlos Wortmann, primeiro professor de São Fco. de Paula, nomeado em 1903. Os móveis são feitos de madeira de demolição, não utilizados nos fins de reformas. Completando os 2 mil metros quadrados está a Casa de Chá, onde são servidos lanchinhos naturais, tudo feito com folhagens e frutas orgânicas. Para crianças que freqüentam o local foi projetada uma sala cheia de livros e brinquedos um banheiro todo adaptado para as crianças que também foi pensado na hora da construção. Nos fundos do pátio interno da livraria, uma réplica do primeiro banco da cidade funciona como um museu, que conta a história da cidade por meio de quadros e objetos. Proprietária e idealizadora do Projeto: Luciana Olga Soares.

– Igreja Matriz – Rua Frederico Tedesco, 93 – Fone: (54) 3244-1335 – Igreja ampla, inaugurada em 14 de junho de 1964, retrata, no seu interior, a devoção do povo serrano, com um interessante conjunto de vitrais. À frente do templo há uma imagem do padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, feita com material reciclado.As Portas da Igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968, levando em torno de seis meses para conclusão da obra.

– Barragem da CORSAN – Situada no acesso Sul da cidade junto ao Centro de Informações Turísticas – É uma área de 43 hectares da CORSAN cedida à Prefeitura de São Francisco de Paula para implantação de um parque turístico e ecológico. A Prefeitura preservará a área contra qualquer tipo de degradação ambiental e de invasões predatórias, disciplinando sua visitação e o uso para fins educacionais, ecológicos e turísticos.Atualmente a Prefeitura desenvolve projetos de aproveitamento da área que se constituirá no primeiro Parque Municipal de São Francisco de Paula.


Informações turísticas: Centro de Informações Turísticas No Trevo da RS 235 com a RS 020 – Fone: (54) 3244-1602

TEXTO VANESSA SIVIERO
FOTOS SORAYA SIVIERO
Fonte Prefeitura de São Francisco de Paula
Guia São Chico http://www.saochico.com.br/




CLIQUE NO LINK E FIQUE A VONTADE PARA CURTIR A FANPAGE FRANCISSWIM E DESCUBRA AS MARAVILHAS DA NATAÇÃO
https://www.facebook.com/francisswimnatacao/



No comments: