Thursday, June 8, 2017

MENSAGEM DA UNESCO PARA O DIA MUNDIAL DOS OCEANOS – NOSSO OCEANO, NOSSO FUTURO


Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho de 2017
Nosso oceano, nosso futuro 
Este ano, nós celebramos o Dia Mundial dos Oceanos com a primeira Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos. Esse evento pioneiro reúne chefes de Estado, autoridades de atores alto nível de todo o mundo, para a construção de parcerias e o fortalecimento dos compromissos necessários para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – conservação e uso sustentável dos oceanos, que fornecem à humanidade as chaves para sua sobrevivência, do oxigênio e um clima que funciona de forma adequada até elementos-chave do nosso patrimônio natural e humano. 
Para tanto, nós devemos alimentar, mobilizar e aproveitar o melhor do conhecimento científico. 
Oceanos saudáveis exigem um conhecimento global consistente na área da oceanografia. Não somos capazes de administrar o que não podemos mensurar, e nenhum país consegue mensurar a multiplicidade de mudanças que ocorrem nos oceanos. Das Ilhas Fiji até a Suécia, da Namíbia até o Ártico, todos os governos e parceiros devem compartilhar conhecimento para desenvolver políticas comuns com base na ciência. 
Esse é o objetivo do “Relatório mundial sobre as ciências oceânicas” (“Global Ocean Science Report”), lançado pela UNESCO na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos – essa publicação registra pela primeira vez onde e como as competências da oceanografia empoderam a sociedade, sustentam o meio ambiente e produzem conhecimento para conservar os recursos dos oceanos para todos. A nossa mensagem é clara – muito tem sido realizado para promover e financiar a oceanografia, mas muito mais é necessário para preencher as lacunas das competências. 
Uma abordagem de “negócios, como sempre” não é suficiente para realizar o futuro que desejamos até 2030. O alcance do ODS 14 exige novas soluções com base científica e sua transformação em políticas e decisões conscientes. É por isso que a UNESCO e seus parceiros desejam que o período de 2021 a 2030 se torne a Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de oferecer a governos, comunidade científica, sociedade civil e todos os outros atores um marco de ação para coordenar e consolidar as observações e as pesquisas necessárias para se alcançar o ODS 14. 
Convidamos todos os interessados para que se juntem a nós e ajudem a transformar ideias em um plano mais amplo de ações concertadas, com objetivos e responsabilidades compartilhadas. 
O Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para todos nós tomarmos consciência sobre o tamanho dos desafios do desenvolvimento sustentável que enfrentamos, assim como para nos unirmos tendo em vista os oceanos que precisamos para o futuro que desejamos. 


#EuAmoNadar #BlogFrancisswim #Francisswim  #Swim




No comments: