Tuesday, April 4, 2017

ATIVIDADE FÍSICA SAUDÁVEL NATAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE


Com vantagens físicas e mentais, natação para terceira idade é opção segura e divertida.
À medida que os anos passam, é impossível evitar que o organismo sofra alterações de ordem física e cognitiva. Embora envelhecer seja um processo natural, manter-se em atividade é uma opção ao alcance de todos.
Alguns exercícios auxiliam na adaptação ao novo estilo de vida, tornando o dia a dia mais agradável e proporcionando benefícios ao organismo. É o que ocorre, por exemplo, com a prática da natação para terceira idade.
Atividades físicas são essenciais para a qualidade de vida
A prática de exercícios físicos ganha ainda mais importância nesse período da vida, porque fortalece o organismo e combate o sedentarismo, fator que está entre as principais causas de doenças na terceira idade, como a hipertensão, a obesidade, a osteoporose e a depressão.
Além disso, a fragilidade das estruturas ósseas e musculares aumenta o risco de quedas, o que é particularmente nocivo entre os idosos, dada a alta incidência de fraturas provenientes de quedas ou tombos.
Estima-se que em metade dos casos de fraturas o idoso se torna dependente de outras pessoas após a recuperação, condição que afeta a qualidade de vida, reduz a mobilidade diária e prejudica atividades sociais ou recreativas.
Benefícios da natação para terceira idade 
Os principais benefícios da natação para terceira idade estão relacionados à estrutura física e ao reforço nos grupos musculares, mas também há efeitos positivos no humor e na sensação de bem-estar. Confira:
Melhora do condicionamento físico
A natação é conhecida por ser um exercício capaz de estimular todos os grupos musculares, ao contrário do que ocorre em outros esportes, como na corrida ou no ciclismo. Essa condição favorece o fortalecimento da estrutura física como um todo, o que é essencial nessa época da vida.
Protege as articulações
Outro diferencial da natação para terceira idade é a proteção que o contato com a água oferece às articulações do corpo, principalmente dos membros inferiores. Nessa idade, o desgaste é natural, mas pode ser acentuado por esportes com impacto constante com o solo, como a corrida.
Melhora da capacidade cardiorrespiratória
O sistema cardiovascular e o sistema respiratório são fortalecidos com a prática da natação, já que há elevação dos batimentos cardíacos. Além disso, o contato com a água proporciona a vasodilatação das vias respiratórias, contribuindo para melhorar a respiração.
Cognição é estimulada
Aprender a nadar, a boiar e a executar novas modalidades de nado é um processo que exige concentração e esforço mental, faculdades que não podem deixar de ser estimuladas na terceira idade, sob o risco de surgirem doenças degenerativas.
Mais humor, confiança e auto-estima
A exemplo de outros esportes, a natação para terceira idade pode melhorar o humor e a autoestima do idoso, principalmente pela nova ocupação e pelos objetivos traçados, algo que costuma ficar fora da rotina da pessoa aposentada.
Interação social é potencializada
O estímulo ao convívio social é fundamental nessa época da vida. Há casos em que o idoso pode sentir-se sozinho, já que passa muito tempo em casa e não mantém a rotina agitada de outras épocas. Assim, a natação, principalmente quando praticada em grupo, contribui para afastar a depressão, uma das grandes consequências da solidão.
Natação para terceira idade não é a única opção
A natação não é o único esporte ao alcance dos idosos, pelo contrário: atualmente, há até quem se aventure em esportes radicais em busca de adrenalina. Algumas da opções mais tradicionais são:
- Ciclismo
- Dança de salão
- Hidroginástica
- Caminhada.
Fonte Vivo Mais Saudável.
Piscina é ambiente perfeito para o idoso fortalecer os músculos e a mente. Foto: iStock, Getty Images






Publicado por Francismar Siviero



O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos




































No comments: