Thursday, November 24, 2016

ENVOLTA EM DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO E SEM DINHEIRO CBDA SÓ LEVARÁ 8 NADADORES AO MUNDIAL DE BUDAPESTE EM 2017



A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) enfrenta denúncias de corrupção e a indefinição sobre a renovação com os Correios, seu patrocinador desde 1981. A crise institucional e financeira fez a CBDA anunciar nesta terça-feira que apenas oito brasileiros participarão das provas de natação do Mundial de Desportos Aquáticos de 2017, em Budapeste, na Hungria. Como comparação, 25 foram convocados para o Mundial de Kazan, na Rússia, em 2015.
Para explicar a decisão, a CBDA divulgou boletim culpando a “indefinição até o momento do orçamento para 2017, visto que nosso principal patrocinador acenou com uma drástica contenção e, até o momento, não foi renovado o contrato de patrocínio.” O boletim com a definição dos tempos de classificação para o Mundial deveria ser divulgado até esta terça-feira, uma vez que na quarta-feira começa em Palhoça (SC) o Campeonato Brasileiro Sênior/Torneio Open, primeira seletiva para Budapeste.
Com a restrição no número de vagas, não serão adotados índices mínimos por prova, como de costume. Os convocados serão definidos a partir dos oito melhores índices técnicos obtidos no Brasileiro/Open e no Troféu Maria Lenk do ano que vem. Esses índices são apontados a partir de uma tabela universal, da Federação Internacional, que determina um numeral para cada tempo feito em cada prova.
O corte orçamentário também atinge outras competições, como o Mundial Júnior, que será disputado em Indianápolis, nos Estados Unidos. Os critérios de classificação serão os mesmos do Mundial de Esportes Aquáticos, com apenas oito vagas disponíveis. A Cingapura, em 2015, foram 20 brasileiros.

Denúncias – Em outubro, a Justiça Federal decidiu intervir na CBDA por causa da suspeita de irregularidades na gestão da entidade. O presidente Coaracy Nunes e outros três dirigentes acusados desuperfaturar licitação de materiais esportivos que seriam utilizados na preparação para a Rio-2016, foram afastados dos cargos por improbidade administrativa.
Em seguida, a CBDA anunciou que todos os campeonatos nacionais seriam cancelados e o pagamento de salário de seus funcionários, suspensos. A entidade alegou “dificuldade de movimentar” as contas bancárias depois da liminar que afastou o presidente Coaracy Nunes, no cargo desde 1988, e os outros cartolas.
Depois que o desembargador Nery da Costa Júnior, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), derrubou a liminar que determinava o afastamento dos cartolas , a CBDA recuou e assegurou a realização dos campeonatos.
(com Estadão Conteúdo)
foto Brasil não conquistou nenhuma medalha nas piscinas da Rio-2016 (Ivan Pacheco/Veja.com/VEJA)

foto Coaracy Nunes Filho, o presidente da CBDA (Patricia Stavis/Folhapress)

Publicado por Francismar Siviero



O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 





http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos






































No comments: