Sunday, August 21, 2016

NADO SINCRONIZADO LEVA MAIOR NOTA DE SUA HISTÓRIA E RECEBE ELOGIO DE TÉCNICA PENTACAMPEÃ OLÍMPICA DA RIO 2016


O nado sincronizado brasileiro disputou no Rio de Janeiro pela primeira vez a prova por equipes. Na disputa livre, na tarde desta sexta-feira, 19/08, elas levaram 87.200, a maior pontuação que tiveram até agora. Com percussão, trechos da Aquarela do Brasil e voz de Ivete Sangalo, o time de Beatriz e Branca Feres, Lara Teixiera, Lorena Molinos, Luisa Borges, Maria Bruno, Maria Clara Lobo, Maria Eduarda Miccuci e Pamela Nogueira fez uma apresentação que levantou as arquibancadas do Parque Aquático Maria Lenk. O time somou 171.9985 pontos e terminou na sexta colocação.
— Nadaram super bem. Todos os pequenos detalhes que às vezes cruzo meu dedos atrás porque tem um risco, como alçadas (acrobacias) e outros elementos, tudo saiu. Mandaram bem, entraram com energia, com precisão de tempo. Fizeram o melhor delas, tanto que a nota veio e finalmente subiu mais. A gente fez várias pequenas mudanças na coreografia do Mundial (Kazan 2015) até agora e estou contente, feliz. Espero que a partir de agora a gente consiga entrar num outro patamar de notas. Foi esforçado, tivemos que trabalhar muito, treinar muito para sair lá daquele início de notas 82 e chegar aqui no 87. Foi muito importante para o futuro, pra subir de estágio e ir cada vez mais alto — explicou a técnica Maura Xavier.
A Rússia, da já lendária técnica Tatiana Pokroviskaya sagrou-se pentacampeã olímpica. Com o tema ‘Anjos’, elas levaram quase nota 100 da banca (99.1333), somaram 196.1439 pontos e pela quinta vez consecutiva subiram ao pódio. Tatiana há quase duas décadas auxilia o Brasil, traz suas atletas para treinarem no país e mantém um laço de amizade com a Confederação Brasileira.
— Gostei muito da apresentação. Agora sim! Estão chegando. Foi com vigor, com energia do início ao fim, com acertos nos elementos mais difíceis e com a cara do Brasil! — elogiou.
China (192.9841) e Japão (189.2056) foram prata e bronze. A Ucrânia, também pela primeira vez na prova Olímpica por equipes, ficou com a quarta posição (188.6080).
As atletas não pouparam elogios à torcida, que lotou as arquibancadas e pintou de verde e amarelo o Parque Aquático em que elas treinaram por tanto tempo.

— Foi muito bom, não tenho nem palavras. Sentir a energia da torcida, coisa que nunca tivemos antes, é muito empolgante. Ao invés de termos 100% a gente tem 200, porque mais 100 são deles. Nadamos muito bem e a nossa nota foi bem maior do que já tivemos, com esta coreografia, em outras competições. A gente sempre espera aumentar um pouco nota, mas dessa vez foi bastante, subimos alguns degraus – disse Maria Bruno.
Lara Teixeira se despede após sua terceira Olimpíada — Lara deixou a vida em stand by, em pausa, para mergulhar, literalmente, no mundo do nado sincronizado Olímpico. Ela nadou o dueto com Nayara Figueira nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012. Agora, a atleta diz que chegou a hora de sair da água.
— Estou muito feliz, foi muito especial e valeu todo o sacrifício de ter voltado. Eu parei um tempo de nadar e não foi fácil voltar. As meninas já estavam no ritmo e eu entrei no meio do caminho. Sabia que seria épico. Mais uma vez parecia um caldeirão, a energia foi muito positiva. Espero que tenha contribuído muito para o esporte, junto com a minha geração, para que nas próximas gerações a gente busque a medalha. Não temos mais só que buscar a final Olímpica, a gente tem que mudar e acreditar que podemos brigar por medalhas. O nado sincronizado está mudando, em constante evolução, e a gente espera que o Brasil também entre nessa evolução e a gente esteja lá em cima daqui a pouco. Hoje foi a minha última nadada, me aposentei aqui da seleção e fechei com chave de ouro. Não podia ter sido melhor e estou super orgulhosa de estar aqui. Agora pretendo trabalhar com gestão esportiva, já trabalhei fora da área e gostei, mas sei que quero estar mais próxima da área, adoro esporte. Vou curtir um pouquinho de férias e depois quero trabalhar, pode ser em um clube pequeno, em uma confederação, eu vou estar feliz porque quero trabalhar com esporte. Quando saí de São Paulo, meu plano, junto com a minha família, era trabalhar para disputar essa Olimpíada e depois me aposentar. Foi muito gratificante conseguir vir até aqui e agora vou fazer outra transição. Foram 20 anos de nado sincronizado, tive vontade de chorar ali no final, porque passa um filme na cabeça quando você acaba, mas eu não quis ficar pensando. Quis curtir cada segundo e foi o que fiz desde que entrei na seleção de volta. Esses Jogos foram muito especiais para mim. Pela minha família, dar orgulho a eles ao vivo. De vez em quando eu via uma pessoa, não me desconcentrava, me dava mais motivação. Tudo aqui me marcou e foi especial – desabafou Lara.

Resultados Finais
Equipe – 19/08/2016
Ouro = Rússia – 196,1439 / Prata = China – 192,9841 / Bronze = Japão – 189,2056 / 4º lugar = Ucrânia – 188,6080 / 5º lugar = Itália – 183,3809 / 6º lugar = Brasil (Luisa Borges, Beatriz Feres, Maria Bruno, Branca Feres, Duda Miccuci, Lorena Molinos, Lara Teixeira e Pamela Nogueira. Reserva: Maria Clara Lobo) – 171,9985 (Rotina Técnica: 84,7985 + Rotina Livre: 87,2000) / 7º lugar = Egito – 155,5505 / 8º lugar = Austrália – 149,5000
Dueto – 16/08/2016
Ouro = Natalia Ishchenko & Svetlana Romashina – Rússia – 194,9910 / Prata = Xuechen Huang & Wenyan Sun – China – 192,3688 / Bronze = Yukiko Inui & Risako Mitsui – Japão – 187,1358
CBDA Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

Fotos: Satiro Sodré / SSPress / CBDA









O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 35.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (24.397.084), Google+ (5.144.802), blog (401.672). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos








































No comments: