Friday, July 1, 2016

NADADORA ETIENE MEDEIROS É ABSOLVIDA EM JULGAMENTO POR USO DE MEDICAMENTO PROIBIDO



Nadadora brasileira havia sido suspensa por uso de fenoterol, mas advogado de defesa da atleta olímpica consegue provar que atleta não teve a intenção de se dopar
Depois de ter sido suspensa preventivamente, a nadadora Etiene Medeiros foi absolvida e poderá disputar os Jogos Olímpicos de 2016, em decisão divulgada após julgamento realizado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Desportos Aquáticos. A brasileira havia sido flagrada por uso de fenoterol, mas a defesa da atleta conseguiu mostrar que ela não teve a intenção de se beneficiar com a substância.
- O resultado foi extraordinário, em uma situação que era ganhar ou ganhar. Qualquer suspensão que a atleta tomasse a tiraria dos Jogos Olímpicos. O julgamento foi revestido de nervosismo, como é natural em um processo dessa natureza. Mas acabou sendo produzido um conteúdo probatório de que a atleta não agiu com nenhum grau de culpa no episódio, que ela nunca teve a intenção de aumentar a performance dela. E por conta disso o tribunal, por unanimidade de votos dos oito auditores, decidiu não aplicar nenhuma sanção, nenhuma penalidade, declarando a inocência dela. Hoje esla está apta a participar dos Jogos, não tem nada que impeça - afirmou Marcelo Franklin, do escritório Franklin Advogados, em contato com o Globoesporte.com.
O resultado positivo de Etiene tinha sido por causa da utilização de um medicamento para asma, doença inflamatória das vias aéreas. O exame antidoping que flagrou a atleta de 25 anos foi realizado no dia 8 de maio, fora do período de competições.
De acordo com a assessoria de imprensa, a atleta Etiene Medeiros recebeu com serenidade e alegria a notícia de sua absolvição. Serenidade porque sempre teve certeza de que provaria a correção de seus procedimentos, e alegria pela possibilidade de realizar seu sonho de representar o Brasil nos Jogos do Rio. A nadadora foi chamada pelas autoridades esportivas a explicar o resultado do exame e compareceu ao tribunal na noite de quarta-feira. Mesmo suspensa e atendendo a todas as determinações das autoridades esportivas, ele manteve o foco no retorno às competições.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) também soltou uma nota oficial nesta quinta--feira falando sobre a absolvição de Etiene:
"A CBDA vem tornar público que a nadadora Etiene Pires de Medeiros foi julgada pelo STJD da natação, em procedimento decorrente de controle antidoping realizado no dia 08 de maio de 2016, fora de competição, cuja amostra foi analisada pelo LBCD e havia acusado resultado analítico adverso para a substância Fenoterol, presente no medicamento para tratamento de asma Berotec. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em sessão de julgamento na noite de 29/06/2016, ao analisar as provas, por unanimidade de votos, decidiu que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta, declarando assim a sua inocência" .
O advogado de Etiene, Marcelo Franklin, explicou que ainda existe a possibilidade de recurso, mas não acredita que o caso possa ser revertido. Ele preferiu não dar detalhes sobre os argumentos usados na defesa da nadadora, já que o processo corre de maneira sigilosa.
"Na minha opinião nem sequer deveria haver recurso, porque é um caso que realmente a atleta é inocente. Mas se houver recurso, um eventual julgamento ocorreria só depois dos Jogos Olímpicos, não deve dar tempo de acontecer antes. A última instância esportiva para julgar é o CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça, mas esse julgamentos demoram de três a seis meses para serem concluídos - afirmou o advogado. 
O Sesi-SP, clube de de Etiene, também divulgou após o julgamento uma nota oficial assinada pelo presidente Paulo Skaf, comemorando o resultado:

"Recebemos com enorme satisfação a notícia de que a nadadora Etiene Medeiros será uma de nossas estrelas na equipe que vai representar o Sesi-SP nos Jogos Olímpicos do Rio. Absolvida por unanimidade pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em ação provocada pelo uso de medicamento contra asma, Etiene é uma atleta exemplar e um grande orgulho para toda a família Sesi-SP. A história de esforço e dedicação de Etiene, medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos e campeã mundial, inspira crianças e jovens de todo o país. Mostra também que nós, da indústria, estamos no caminho certo ao investir no esporte e na educação como instrumentos para abrir oportunidades a milhares de brasileiros. Vamos torcer por nossa campeã e pela equipe do Sesi-SP nos Jogos Olímpicos do Rio em busca de medalhas".
Para os Jogos do Rio 2016, Etiene planeja disputar três provas: 100m costas, 50m e 100m livre. Em busca do índice olímpico, a nadadora teve maior dificuldade em obter a marca justamente no estilo que mais gosta de competir. Passou em branco no Open de Palhoça, em dezembro do ano passado, mas garantiu a vaga no Troféu Maria Lenk ao cravar 1m00s00 nas eliminatórias e vencer a final dos 100m costas com 1m00s11.
Etiene obteve a maior conquista da carreira em 2014, quando sagrou-se campeã mundial em piscina curta em Doha, no Catar, cravando o recorde mundial dos 50m costas (25s67). Na mesma competição, foi ouro ainda no revezamento 4x50m medley e bronze no revezamento 4x50m livre. Em 2015, a pernambucana tornou-se a primeira nadadora brasileira a conquistar ouro na natação em Jogos Pan-Americanos ao vencer os 100m costas em Toronto. A marca de 59s61 lhe rendeu ainda o recorde da competição e o recorde sul-americano. No Mundial de Esportes Aquáticos de Kazan, Etiene tornou-se a primeira mulher brasileira a subir ao pódio em um mundial de piscina longa ao faturar a prata nos 50m costas com o tempo de 27s26 (veja o vídeo abaixo).
Fotos Etiene Medeiros planeja disputar três provas de natação na Olimpíada de 2016 (Foto: Satiro Sodré/ SSPress/CBDA)
O advogado Marcelo Franklin fez a defesa da nadadora Etiene Medeiros no tribunal (Foto: Divulgação)
Por Tiago Leme Rio de Janeiro







O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 5.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (1.200.000), Google+ (3.700.000), blog (350.000). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos








































No comments: