Monday, July 25, 2016

COMEÇOU A ACLIMATAÇÃO DA NATAÇÃO OLÍMPICA PARA A RIO 2016


Em busca da melhor preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 a Seleção de Natação começou na manhã desta segunda-feira, 25/07, a aclimatação da equipe completa no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Os 33 nadadores do Brasil, maior delegação olímpica brasileira na história dos Jogos, contam com dois períodos de treino nas piscinas do CT Paralímpico, além de outras atividades fora d’água, acompanhados de perto pela maior delegação multidisciplinar que a equipe já contou. A aclimatação segue em São Paulo até o dia 2 de agosto.
- Esse primeiro dia está bem tranquilo e eu estou tentando esperar a entrada na Vila para entrar mesmo no clima. Vamos tentar segurar esses dias, ainda mais relaxado, sem antecipar tudo que está por vir – comentou Thiago Pereira.
Recém inaugurado, o CT Paralimpico, casa da seleção brasileira nos próximos nove dias, conta com uma piscina olímpica, uma de 25 metros, área de aquecimento, arquibancada e toda a estrutura ideal para a praticada da modalidade. Os atletas ainda contam com estrutura de academia. 
Ao todo são 33 profissionais, das mais distintas áreas, envolvidos na preparação final da equipe brasileira. Antes mesmo dos treinos começarem os atletas receberam as orientações da coordenação técnica, biomecânica e médica.
Uma das novidades desta aclimatação é a interação com a equipe do Instituto do Sono, com a intensificação do trabalho voltado para a melhor performance da equipe. Isto porque, os horários das provas olímpicas da Natação - eliminatórias às 13h e finais com início às 22h - é inédito na modalidade. 

O professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Marco Túlio de Mello, coordenador do programa voltado para os atletas, comentou a aceitação do trabalho por parte dos nadadores. “Os atletas foram extremamente receptivos e entenderam que estamos trabalhando pelo sucesso nos detalhes do time como um todo”.
- Nós estamos dando continuidade ao trabalho que iniciamos há quase três anos. Nesta fase, buscamos entender o perfil do sono dos nossos atletas. Com as provas em horários distintos do que eles estão acostumados, precisamos avaliar corretamente a rotina e em que momento eles reagem com as variações. Utilizaremos o banho de luz, crioterapia (método de resfriamento corporal), actigrafia (método de monitoramento do ciclo atividade-repouso), questionários e as análises destes dados – completou o professor Marco Túlio de Mello.

Realizando os ajustes finais de preparação para disputar a Olimpíada de número cinco em sua carreira, Thiago Pereira, também analisou a importância deste método para a equipe.
- Foi bem legal essa ideia da clínica de sono, em questão do horário da competição. Lógico que isto é uma dificuldade que todos vamos encontrar. Nessa reta final é aquela hora que vale tudo e se isto nos ajudar a tirar um centésimo está valendo – completou Thiago Pereira.

Nadadores Olímpicos do Brasil
Bruno Fratus – Ítalo Duarte – Marcelo Chierighini – Nicolas Nilo Oliveira - João de Lucca - Luiz Altamir Melo – Miguel Valente – Brandonn Almeida – Henrique Martins – Marcos Macedo – Leonardo de Deus – Kaio Márcio – João Gomes Junior – Felipe França - Tales Cerdeira – Thiago Simon – Guilherme Guido – Henrique Rodrigues – Thiago Pereira – Matheus Santana - Gabriel Santos - André Pereira.
Etiene Medeiros – Graciele Herrmann – Larissa Oliveira – Manuella Lyrio – Daiene Dias – Daynara de Paula – Joanna Maranhão – Jessica Cavalheiro - Gabrielle Roncatto - Natália de Luccas - Jhennifer Conceição
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

CT Paralímpico - Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA










O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM Foram mais de 7.000.000 de VISUALIZAÇÕES no último ano


Francisswim Esportes Aquáticos é uma ferramenta única,   abrangente, multi-linguas, uma referência on-line para a comunidade aquática. Informação vistas nos últimos 12 meses no facebook (2.400.000), Google+ (4.036.687), blog (389.153). Clique no link e visite 




http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos











































No comments: