Tuesday, February 16, 2016

Brasil terá número recorde de nadadores nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016


FOTO Andre Brasil durante a prova dos 100m borboleta S10, em Toronto (Jonne Roriz/MPIX/CPB)
A natação brasileira será representada por 32 atletas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, entre os dias 7 a 18 de setembro. Este será o maior número de nadadores já enviados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro a uma edição do evento.
A definição ocorreu após o encerramento, em 31 de janeiro, do prazo para obtenção de marcas válidas para o ranking mundial e a alocação das vagas por parte do IPC Swimming, órgão que rege a natação paralímpica.
A equipe será 60% maior no Rio de Janeiro do que há quatro anos. Em Londres, 20 nadadores do país participaram da Paralimpíada britânica. A equipe levada a Pequim-2008 havia sido a mais numerosa até aqui, com 24 competidores.
“Superamos o recorde de 24 vagas conquistadas, que vinha desde Pequim-2008. E, o mais importante, essas vagas foram conquistadas dentro d’água, graças à colocação dos nossos atletas no ranking mundial, e não porque somos o país-sede dos Jogos Paralímpicos. Esse é o resultado de um trabalho de longo prazo e de um calendário nacional de competições que ajuda no surgimento de novos talentos. As 32 vagas são o fruto do desenvolvimento da natação paralímpica brasileira”, afirmou Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.
A nomeação dos 32 nadadores, contudo, será feita só após o dia 14 de julho, data-limite para obtenção das marcas classificatórias estabelecidas pelo Comitê. Como de praxe em grandes eventos, o CPB trabalha com índices próprios, mais fortes do que os do IPC Swimming, para a definição de seus representantes. Estes tempos serão divulgados em breve pelo Departamento Técnico do Comitê.
“Estamos muito orgulhosos pelo número de vagas que alcançamos graças aos bons resultados dos nossos nadadores. Agora vamos trabalhar para ter todos os nossos atletas disputando finais no Rio”, disse Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação paralímpica brasileira.
A principal oportunidade de obtenção de marcas classificatórias para os Jogos ocorrerá no Open Caixa Internacional de Natação, entre os dias 22 e 24 de abril, no Centro Aquático do Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro. Este será também o evento-teste da modalidade para os Jogos Paralímpicos.
Em Londres-2012, a natação paralímpica brasileira foi responsável por 14 medalhas – nove de ouro, quatro de prata e uma de bronze. No total, a modalidade já trouxe 83 medalhas paralímpicas ao Brasil.
A natação distribuirá 152 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio. Cerca de 620 atletas são esperados para o evento.

Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro


A HORA É AGORA! CONTRIBUA COM O
BLOG FRANCISSWIM ESPORTES AQUÁTICOS
PATROCINE...




O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB



http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos











































No comments: