Monday, November 9, 2015

BRASIL E ITÁLIA COM ANA MARCELA E FREDERICO VANELLI NOS 5 QUILÔMETROS





O Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas terminou neste sábado, 7/11, com a prova de cinco quilômetros na praia de Inema, Base Naval de Aratu. Ana Marcela Cunha (1h03m36s0) venceu a disputa feminina e o italiano Frederico Vanelli (57m50s) foi o campeão no masculino. No entanto, o campeão brasileiro foi o segundo colocado da prova, Victor Colonese (57h51m0s), da Unisanta. Inema também decidiu a Copa do Brasil, competição realizada apenas em cinco quilômetros. 
Entre os homens o pódio foi completado por Matteo Furlan (57m52s) no geral. Fernando Ponte (57m54s0) e Samuel de Bona (57m53s0), do Grêmio Náutico União, ficaram em segundo e terceiro entre os brasileiros. 
No feminino, Ana Marcela teve Betina Lorscheistter (1h03m37s0), do Grêmio Náutico União, e a italiana Rachelle Bruni (1h03m38s) em segundo e terceiro lugares. Viviane Jungblut (1h04m52s0), do Grêmio Náutico União, foi terceira entre as brasileiras.
Ana Marcela Cunha, que este ano focou em sua preparação para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan e, consequentemente, na classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, falou das diferenças de ritmo nas provas.
-— Numa prova mais lenta, com um ritmo mais cadenciado como foi a prova dos 10 quilômetros, eu tenho um pouco mais de dificuldade para conseguir um final de prova melhor. E hoje, o Luiz Lima, que largou dois minutos e meio depois na prova masculina do Brasil, na primeira volta pegou o pelotão feminino do Campeonato Brasileiro. Ele impôs um ritmo mais forte e consegui me manter no vácuo dele e fiquei administrando a vantagem. A Betina atacou pelo lado, mas consegui chegar de um jeito mais tranquilo que na prova dos 10km. Não precisou de photofinish e nem da agonia que foi. Então é isso, quando a prova é mais forte como etapa de Copa do Mundo eu consigo render muito mais — explicou.
Luiz Lima, do Esporte Clube Gladiadores, disputou a Copa Brasil, competição que está em seu segundo ano para os atletas não profissionais, venceu a categoria Senior C (1h03s41s0). 
Ranking Brasileiro 
Após a realização de seis etapas, Victor Colonese foi o campeão do ranking brasileiro 2015, com 170 pontos. Fernando Ponte e Samuel de Bona, do Grêmio Náutico, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 163 e 123 pontos. Entre as mulheres, Betina foi a vencedora do ano, também com 170 pontos. Ana Marcela Cunha ficou em segundo (148) e em terceiro veio Gabriela Ferreira, também do Grêmio Náutico (145).
— Foi uma prova de superação. Nos 10 quilômetros, na quinta-feira, faltando 450 metros, meus óculos romperam e eu uso lente. Não enxergava nada e acabei não andando tão bem. Sabia que hoje era o dia de virar a página. Já saí querendo ganhar a prova. No final cheguei eu e o italiano e com essa vitória consegui o ranking e campeonato Sul-Americano. Tentei sair um pouco mais aberto, mas o pelotão encostou e aí segurei pra fazer uma primeira volta mais controlada. Depois da terceira boia já vim mais agressivo para ganhar a prova. Muito gratificante ver um trabalho sendo recompensado. Venho de um grande ano, faltou apenas a prova de 10km, mas ganhar o ranking foi muito bom — disse Victor.
As provas de Inema definiram a seleção brasileira que disputará o Campeonato Sul-Americano da modalidade, em março de 2016. Poliana Okimoto estava com uma das duas vagas nos 10km feminino garantida. A segunda foi ocupada por Betina Lorscheistter, campeã brasileira da quinta etapa, realizada na quinta-feira (5/11). Entre os homens nos 10 quilômetros irão Samuel de Bona e Fernando Ponte. Nos cinco quilômetros as vagas foram completadas por Victor Colonese e Samuel de Bona. No feminino, Betina Lorscheitter e Viviane Jungblut.
Grêmio Náutico União, campeão 2015
O Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, foi o grande campeão do ano. Os gaúchos somaram 919 pontos, seguidos pelo Sesi/SP, com 563 pontos e Clube Curitibano, com 456. Por categorias, os vencedores foram o Espéria no Infantil (785 pts.); o Sesi, no Junior (593), o Curitibano, no Juvenil (818); e o Grêmio Náutico União, no Senior (830). 
Este é o segundo ano em que a Confederação Brasileira realiza a Copa Brasil, competição disputada apenas na distância de cinco quilômetros para os atletas não profissionais. O vencedor deste ano foi o Clube Gladiadores/RJ (3.395), fundado por Luiz Lima, atleta olímpico da natação brasileira, nos Jogos de Atlanta 1996 e Sydney 2000. Em segundo ficou o Navegantes/RJ (2.997) e em terceiro, o Tênis Paulista (906).

Fonte Eliana Alves/ Souza Santos/ Mariana de Sá
Christiano (Kiko) Klaser, técnico do GNU. Campeão 2015: Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Betina e Victor, campeões do ranking 2015. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Campeonato Brasileiro Masculino. Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA 





Queridos leitores,
Se o Blog Francisswim Esportes Aquáticos lhes tem sido útil nestes últimos 6 anos, pedimos então que dedique um minuto para mantê-lo conectado com a notícia. Sabemos das dificuldades dessa tarefa e temos consciência que somos uma pequena organização sem fins lucrativos. Já servimos mais de 4 milhões de leitores, porém funcionamos apenas com uma pequena fração do que os outros grandes sites gastam na mídia. O Blog é muito especial e escrito apenas por pessoas com paixão por compartilhar a informação com toda a comunidade aquática. Hoje pedimos que você auxilie o Blog Francisswim Esportes Aquáticos, para proteger a nossa autonomia. Nós sobrevivemos apenas de doações. Começam a partir de R$ 10. Agora é a hora que solicitamos. Se todos lendo isso agora doassem, a nossa arrecadação de fundos terminaria em poucos minutos. Ajude-nos a terminar rapidamente esta campanha, para podermos nos dedicar a melhorar o Blog. Obrigado.
FRANCISMAR SIVIERO


O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB


http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos





















No comments: