Friday, October 16, 2015

Etapa do circuito mundial de surfe no Rio de Janeiro pode sair da Barra da Tijuca


O motivo seria a poluição da água no local em que o campeonato é disputado. O destino pode ser Grumari.
Como se não bastasse a polêmica em torno das águas sujas da Baía de Guanabara, que vai receber as competições de vela da Olimpíada de 2016, a World Surf League (WSL), responsável pela organização do circuito mundial de surfe, estuda mudar o local da etapa do Rio de Janeiro por causa da poluição das águas cariocas. A ideia é tirar a competição da Barra da Tijuca e levá-la a Grumari, também na zona oeste da cidade. Neste ano, a WSL eliminou o palanque alternativo (espécie de segunda opção, caso as ondas do local principal não estejam boas) da praia de São Conrado pelo mesmo motivo.
O último evento, realizado em maio deste ano no Postinho, na Barra, foi alvo de críticas justamente pelas poluição do oceano. Atletas como Filipe Toledo, o vencedor do campeonato, e Kelly Slater, onze vezes campeão mundial, passaram mal e apontaram as condições do mar como culpadas. Na época, era possível ver que a água estava turva e amarronzada, vinda do Canal da Joatinga, situação realçada pela maré baixa e pela direção do swell (ondulação).
Os responsáveis pela organização da etapa no Rio de Janeiro estão preparando um material com estudos ambientais e vídeos dos dois lugares para apresentar à WSL. A Prainha também chegou a ser cogitada como opção, mas logo foi descartada por não comportar toda a infra-estrutura necessária. O fato de Grumari ser uma área preservada, dentro de um Parque Natural, não é um problema, já que outros eventos, como Trestles, na Califórnia, também são assim. O objetivo criar um bolsão de estacionamento no Recreio dos Bandeirantes para que os ônibus cheguem até o local do campeonato.
FONTE VEJA ABRIL





Queridos leitores,
Se o Blog Francisswim Esportes Aquáticos lhes tem sido útil nestes últimos 6 anos, pedimos então que dedique um minuto para mantê-lo conectado com a notícia. Sabemos das dificuldades dessa tarefa e temos consciência que somos uma pequena organização sem fins lucrativos. Já servimos mais de 4 milhões de leitores, porém funcionamos apenas com uma pequena fração do que os outros grandes sites gastam na mídia. O Blog é muito especial e escrito apenas por pessoas com paixão por compartilhar a informação com toda a comunidade aquática. Hoje pedimos que você auxilie o Blog Francisswim Esportes Aquáticos, para proteger a nossa autonomia. Nós sobrevivemos apenas de doações. Começam a partir de R$ 10. Agora é a hora que solicitamos. Se todos lendo isso agora doassem, a nossa arrecadação de fundos terminaria em poucos minutos. Ajude-nos a terminar rapidamente esta campanha, para podermos nos dedicar a melhorar o Blog. Obrigado.
FRANCISMAR SIVIERO


O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB


http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos




















No comments: