Monday, October 19, 2015

ALLAN DO CARMO FOI O SEGUNDO DA COPA DO MUNDO FINA EM 2015


Foto: CBDA/Divulgação

O Brasil está sempre no primeiro time dos países medalhistas em maratonas aquáticas e no ano de 2015 não foi diferente. A Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação – FINA terminou na madrugada brasileira deste sábado, 17/10, em Hong Kong, e Allan do Carmo, com o segundo lugar conquistado na etapa foi também o segundo melhor do ranking mundial, atrás apenas do alemão Christian Reichert. Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto foram, respectivamente, prata e bronze na última etapa. Diogo Villarinho ficou em 10º lugar em Hong Kong, mas quarto na classificação geral da Copa.
Na prova realizada no percurso olímpico dos 10km, Reichert terminou em 1h56m07s4 seguido de muito perto (um décimo de diferença) por Allan (1h56m07s5). O terceiro foi o americano Jordan Wilmovsky (1h56m09s3). Villarinho garantiu vaga entre os top-10 após 1h56m15s0. O baiano Allan, campeão de 2014 e vencedor da etapa anterior, na chinesa Chun’an, finalizou a Copa de 2015 com 94 pontos e Christian, com 103, garantindo seu primeiro título da Copa do Mundo, após três vices (2011, 2012 e 2014). Curiosamente, o alemão só venceu uma prova em todo o circuito deste ano, exatamente a Super Final, em Hong Kong. Reichert foi ouro este ano na prova de 5km por equipes do Mundial de Kazan.
Pelo regulamento, para ter direito ao título e às premiações em dinheiro para os seis primeiros na classificação do campeonato, o (a) nadador (a) tem que participar de pelo menos seis das 11 etapas do circuito, e com a obrigação de estar na Super Final em Hong Kong, bastando largar nesta travessia. Este ano, a FINA considerou um “bloco” de três provas que para efeito de ranking seria utilizado apenas o melhor desempenho delas: as etapas canadenses dos lagos de St. Jean e Mégantic, e mais a etapa de 10km do Mundial de Kazan, na Rússia, realizada entre estas duas. 


FOTO Premiação prova masculina. Foto: Marina Borges/CBDA

Entre as mulheres competindo na Repulse Bay venceu a inglesa medalha de prata olímpica em Pequim 2008, Kari-anne Payne, chegando em 2h05m25s6. Marcela fez o percurso em 2h05m25s7 (apenas um décimo atrás da britânica) e Poliana, em 2h05s26s4. A outra brasileira, Bettina Lorscheister, terminou em sétimo com 2h05m29s2.
Devido à preparação para o Campeonato Mundial de Kazan, seletiva para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, Ana Marcela e Poliana abriram mão de buscar mais um título da Copa do Mundo. Marcelinha não obteve o mínimo de provas estabelecidas pela Fina, já que Hong Kong foi sua 5ª caída na água nesta competição.  
A líder este ano foi Rachele Bruni, da Itália, com 112 pontos, e quatro vitórias no circuito. Ela precisava apenas largar em Hong Kong, mas não só completou a prova, como terminou em sexto lugar (2h05m29s0). Este também é o seu primeiro título na Copa do Mundo. Este ano, a italiana terminou em 4º lugar nos 10km e na prova de equipes do Mundial de Kazan. Rachele e todo o time italiano estarão em Inema, na Bahia, de 5 a 7 de novembro, nadando no encerramento do Campeonato Brasileiro.


FOTO Premiação feminina. Foto: Marina Borges/CBDA

Os seis primeiros colocados do circuito da Copa do Mundo, no feminino e no masculino, terão direito a premiação em dólar: 1º 30 mil; 2º 20 mil, 3º 15 mil; 4º 12 mil; 5º 8 mil; 6º 5 mil.
De quebra, no dia seguinte, Allan e Ana Marcela ainda conquistaram o ouro numa prova extra local num canal de Hong Kong (Harbour Race), na distância de 1500 metros, com mais de dois mil participantes, a maioria chinês. Diogo Villarinho e Betina Lorscheitter terminaram em terceiro. As medalhas de prata ficaram com os alemães Isabelle Harle e Christian Reichert. 


FOTO Brasileiros premiados na prova local de 1500 metros. Foto: Marina Borges/CBDA
Histórico dos brasileiros na Copa do Mundo FINA de 10 quilômetros
2007 – Poliana Okimoto – 3º lugar
2008 – Ana Marcela – 3º lugar
2009 – Poliana Okimoto – 1º lugar / Allan do Carmo – 2º lugar
2010 – Ana Marcela – 1º lugar
2012 – Ana Marcela – 1º lugar / Allan do Carmo – 3º lugar
2013 – Ana Marcela Cunha – 3º lugar
2014 – Allan do Carmo – 1º lugar / Ana Marcela Cunha – 1º lugar
2015 – Allan do Carmo - 2º lugar
Eliana Alves/ Jorge Souza Santos/ Mariana de
Site do evento:





Queridos leitores,
Se o Blog Francisswim Esportes Aquáticos lhes tem sido útil nestes últimos 6 anos, pedimos então que dedique um minuto para mantê-lo conectado com a notícia. Sabemos das dificuldades dessa tarefa e temos consciência que somos uma pequena organização sem fins lucrativos. Já servimos mais de 4 milhões de leitores, porém funcionamos apenas com uma pequena fração do que os outros grandes sites gastam na mídia. O Blog é muito especial e escrito apenas por pessoas com paixão por compartilhar a informação com toda a comunidade aquática. Hoje pedimos que você auxilie o Blog Francisswim Esportes Aquáticos, para proteger a nossa autonomia. Nós sobrevivemos apenas de doações. Começam a partir de R$ 10. Agora é a hora que solicitamos. Se todos lendo isso agora doassem, a nossa arrecadação de fundos terminaria em poucos minutos. Ajude-nos a terminar rapidamente esta campanha, para podermos nos dedicar a melhorar o Blog. Obrigado.
FRANCISMAR SIVIERO


O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB


http://www.kickante.com.br/campanhas/blog-francisswim-esportes-aquaticos





















No comments: