Saturday, May 23, 2015

ENTREVISTA COM A MARATONISTA AQUÁTICA DO GNU BETINA LORSCHEITTER


BETINA MARTINS LORSCHEITTER começou a nadar aos 5 anos de idade por incentivo dos pais, que consideravam importante a prática de esportes. Apaixonada pelas piscinas e pelo mar, ela foi logo se destacando. Já muito jovem foi campeã Brasileira de piscina na categoria infantil nas provas de 200m e 400m livres, feito que se repetiu em todas as categorias até a fase adulta, quando em 2009 venceu a prova dos 400m livres no Open de Natação.
Em 2010, a nadadora decidiu encarar novos desafios: as maratonas aquáticas. Betina é nadadora profissional e membro da Seleção Brasileira de Maratonas Aquáticas desde 2011, quando disputou pela primeira vez uma das etapas da Copa do Mundo da modalidade. Em busca de crescimento como atleta, ela se mudou em 2011, para São Paulo e integrou a equipe do Sport Club Corinthians Paulista e no ano seguinte a do Clube de Regatas do Flamengo no Rio de Janeiro, para treinar ao lado da atleta olímpica Poliana Okimoto. Em 2013, retornou ao clube onde foi formada: Grêmio Náutico União de Porto Alegre, ajudando-o a se tornar o atual Campeão do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas.
Representando o Brasil em competições internacionais ela já conquistou inúmeras medalhas para o seu país, se firmando como uma das principais atletas do Brasil neste esporte. Recentemente a atleta conquistou uma das duas vagas brasileiras para os Jogos Pan Americanos do próximo ano. Com uma rotina de treinos pesados (5 a 6 horas/dia), que incluem longos treinos na piscina (até 100km por semana) e musculação; a atleta se prepara para as próximas competições e desafios de 2015.


PRINCIPAIS CONQUISTAS 2014/2015
Vice – Campeã Troféu Maria Lenk (5km) 2014 – São Paulo/SP;
Vice – Campeã Sul americano de Praia 2014 (5km) – Venezuela;
Terceiro Lugar Sul americano de Praia 2014 (10km) – Venezuela;
Terceiro Lugar Sul americano de Praia 2014 (3km por equipe) – Venezuela;
Vice – Campeã Festival Pan-americano 2014 (10km) - México;
Campeã Geral de todas as provas de natação (SPRINT 1K/ CLASSIC 2K/ CHALLENGE 4K) - Etapa Rainha do Mar 2014 e 2015 – Rio de Janeiro/RJ;
Vice – Campeã Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 2010 a 2014;
Campeã da última etapa do Circuito Brasileiro 2014 (5km) – Inema/BA;
Terceiro Lugar – Desafio ELITE Rei e Rainha do Mar 2014 – Rio de Janeiro;
Terceiro Lugar – Troféu Maria Lenk 1500m livre 2015 - Rio de Janeiro;
Campeã da segunda etapa do Circuito Brasileiro 2015 (5km) – São Bernardo/SP.



Betina Lorscheitter tem 24 anos, nasceu no dia 10 de junho de 1990, em Porto Alegre, RS.     
Betina, com qual a idade que começou a nadar?
Comecei com 5 anos na ACMY e aos 8 anos fui para o GNU.

Qual a tua competição inesquecível e por que?
eu poderia citar aqui uma das minhas principais conquistas, talvez a minha medalha de ouro no open de 2009 ou mais recentemente quando venci os 5km em São Bernardo e me classifiquei para o meu primeiro mundial. Porém a competição que mais me marcou até hoje foi a que eu falhei. Foi um dia ruim, daqueles que nada da certo e que praticamente todos os atletas já passaram. Chorei muito sozinha depois da prova, mas depois de tanta tristeza, frustração, decepção, voltei pra casa com o pensamento de que coisa melhores estavam no meu caminho, era a hora de treinar ainda mais para       não deixar a próxima oportunidade passar. Alguns meses depois, estou aqui, feliz da vida classificada pro mundial!! É um dia que eu deveria querer esquecer, mas lembrar dele me faz mais forte pra lutar a cada dia por meus objetivos, para que eu não permita que um dia assim venha a se repetir. Não pretendo passar por isso novamente e não desejo algo assim a ninguém. 


Tem alguém na sua família que nada? 
eu tenho um irmã gêmea que nadava. competimos e treinamos juntas por muitos anos até que ela decidiu parar para se dedicar a faculdade.

Dos lugares que conheceu pela natação, qual foi mais interessante?
sem duvida a china foi o lugar mais incomum que eu já estive. nunca imaginei competir lá. São tantas diferenças com o que estamos acostumados aqui no ocidente. Adoro novas experiências e a china com certeza está cheia delas. 


Como é sua rotina de treinos no GNU?
treinamos de segunda a sábado, dois turnos, em média 4h/dia de treino na piscina mais 1h/dia de físico na academia. Nos períodos de base chegamos a nadar 100 km por semana.


O que você mais ama e mais odeia na natação?
Mais amo vencer e isso não significa só o alto do pódio mas alcançar um objetivo que foi por muito tempo trabalhado. E amo poder fazer isso rodeada de pessoas que eu gosto e que estão verdadeiramente comigo nas batalhas de cada dia #gnuteam . Eu não gosto do inverno em poa! Qualquer um o odiaria se o seu uniforme de trabalho fosse um maio, uma touca e um óculos. haha 

Para qual prova você está focando esse ano?
Estou focada no campeonato mundial em julho desse ano. Irei disputar a prova de 5km lá em Kazan.


Tem algum ídolo na natação?
Meu ídolo é a Maria Lenk. Quero chegar como ela aos 90 anos com o mesmo amor pela natação que tenho hoje. 

Quem você gosta de acompanhar na natação de outros países?
Após a seleção italiana de natação e maratonas ter ficado treinando aqui em poa por vários dias ficamos todos mais próximos e acompanhamos o que eles estão treinando e competindo por lá. 


Você tem ajuda da tua família?
Minha família é tudo pra mim. Tenho o apoio e incentivo deles em todas as horas.  Viajo muito pra competir e é algo que eu adoro, mas também é tão bom voltar pra casa e estar com eles.


ENTREVISTA PARA VANESSA SIVIERO 
BLOG FRANCISSWIM ESPORTES AQUÁTICOS


O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB
















No comments: