Saturday, April 11, 2015

LEO DE DEUS DERRUBA RECORDE BATIDO NO PAN DE 2003



O recorde sul-americano dos 400m livre masculino foi mais um “tabu” superado nas finais do Troféu Maria Lenk 2015. Na noite desta sexta-feira, 10/04, na piscina do Fluminense, Leonardo de Deus fez 3m49s62 e deixou para traz a marca feita pelo venezuelano Ricardo Monastério, 3m50s01, nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003. Curiosamente, apesar de ter integrado diversas seleções, este é o primeiro recorde continental da carreira de Leo de Deus, que na véspera, 9/04, fez o melhor tempo do ano nos 200m borboleta.
“Eu estou fazendo uma competição maravilhosa. Estou muito feliz com os meus resultados. Estou trabalhando bastante, me dedicando 101 por cento para ser bicampeão pan-americano, medalhista mundial e chegar ano que vem e conquistar no meu país uma medalha. Estou pela primeira vez acreditando que é possível. Eu que nunca saí do Brasil. Minha equipe é toda brasileira. É um trabalho com muita gente envolvida, todos com um só objetivo. Essa prova para mim é um bônus. Estou treinando bastante os meus 200m borboleta. Mas eu não sou atleta de uma prova só. Essa é uma prova que me dá base, resistência para os 200m borboleta. É o primeiro recorde da minha vida e esta foi a prova do meu começo. Comecei nadando 400m livre” disse.
Nicholas, Etiene e Cielo no topo do mundo - O penúltimo dia do Campeonato também teve Nicholas Santos e Cesar Cielo com os dois melhores tempos do mundo este ano nos 50m borboleta. Este foi o penúltimo dia da competição e encerra a chance dos atletas carimbarem o passaporte para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan, em julho e agosto. O Troféu termina neste sábado, 11/04, com eliminatórias a partir das 8h30, finais B às 16h, aquecimento para as finais A às 16h40 e finais A começando a partir das 17h15, com transmissão pelo Canal Sportv.
- Entrei “desencanado” pra nadar. Isso acontece quando a gente está tranquilo porque eu já tinha feito o índice. Acabei fazendo uma excelente prova. A minha saída e transição da prova foram fundamentais. Normalmente não dou tanta distância do Cesar e dessa vez consegui manter até o final. Estou com 35 anos e já comecei a ficar mais calejado de situações como essa, entrar com o primeiro tempo e nadar com um cara que é bicampeão mundial. O Cesar também tinha feito 22s no ano passado, então acho que a gente vai chegar nesse Mundial pra subir ao pódio – disse Nicholas.
Nicholas foi o primeiro da prova com 22s90 e Cesar foi o segundo, com 23s11. O atleta da Unisanta venceu o do Minas Tênis também no ranking mundial, pois antes das finais desta sexta-feira Cesar era o primeiro do ranking do mundo, com 23s28 feitos numa competição em Minas, enquanto Nicholas era o 7º (23s47). Cielo é bicampeão mundial nesta prova e certamente irá para a Rússia decidido a conquistar seu terceiro título consecutivo. O tempo de Nicholas neste Maria Lenk seria ouro no Mundial de Barcelona, quando Cesar venceu com 23s01, mas não chega no recorde brasileiro e sul-americano de Cielo, 22s76, feitos em 2012.
- Essa deve ter sido uma das provas mais bem nadadas e técnicas da competição inteira, fazendo o primeiro e o segundo do ranking mundial. É o meu melhor tempo sem um descanso completo. Nunca tinha nadado tão baixo nessa fase. Agora é focar no Mundial pra superar o meu melhor tempo (22s76). Ainda fiquei perto meio segundo do meu melhor. Fiquei mais satisfeito com esse resultado do que com o do nado livre – explicou Cesão.
Etiene Medeiros, do Sesi/SP, ficou a um centésimo do seu recorde sul-americano nos 50m costas. Ela fez 27s38 e a marca era 27s37 do Open de dezembro passado. No entanto, o tempo bate o próprio recorde de campeonato de Etiene - 27s88 de 2013 - e é o primeiro do mundo em 2015, superando a marca da australiana Emily Seebohm (27s47).
- Foi bem legal. No decorrer da competição eu fui muito progressiva nos resultados. Esta é uma prova que eu gosto. É uma prova natural minha. Espero fazer melhor no mundial, quem sabe. É bacana porque é mais um Maria Lenk, mais detalhes pra ajustar. Esse ano já é preparação para as Olimpíadas e o meu foco principal são as duas provas olímpicas, 100m costas e 50m livre – explicou.
Nas provas de 200m medley, Joanna Maranhão (2m12s78) e Henrique Rodrigues (1m59s28), ambos do Pinheiros, melhoraram ainda mais o índice para o Mundial de Kazan, que ambos já tinham.
Minas e Pinheiros braçada a braçada pelo título - O Minas Tênis permanece na liderança do 55º Brasileiro Absoluto de Natação / Taça Correios / Troféu Maria Lenk. O clube mineiro totaliza 1759 pontos, seguido de muito perto pelo Esporte Clube Pinheiros, com 1670. Na terceira posição vem o Corinthians com 1422, com a ajuda do recorde continental de Leo de Deus. Unisanta e Sesi completam o Top-5 com 956 e 777 pontos, respectivamente.
Resultados finais – 5ª etapa – dia 10/04/2015
200m medley F – 1 – Joanna Maranhão – Pinheiros – 2m12s78 / 2 – Virgínia Bardach – Minas Tênis – 2m16s58 / 3º Gabriele Roncatto – Pinheiros - 2m17s85
200m medley M – 1 - Henrique Rodrigues – Pinheiros – 1m59s28 / 2 – Thiago Simon – Corinthians – 2m00s60 / 3 – Gabriel Ogawa – Pinheiros – 2m02s06
50m borboleta F – 1 - Daynara de Paula – Sesi – 26s51 / 2 – Daiene Dias – Minas Tênis - 26s73 / 3 – Bruna Rocha – Corinthians - 26s98
50m borboleta M – 1 – Nicholas Santos – Unisanta – 22s90 / 2 – Cesar Cielo – Minas Tênis – 23s11 / 3 – Henrique Martins – Minas Tênis - 23s38
400m livre F – 1 – Manuella Lyrio – Pinheiros – 4m12s63 / 2 – Carolina Bilich – Minas Tênis – 4m14s07 / 3 – Poliana Okimoto – Unisanta - 4m14s85
400m livre M – 1 – Leonardo de Deus – Corinthians – 3m49s62 / 2 – Lucas Kanieski – Minas Tênis – 3m52s50 / 3 – Miguel Valente – Minas Tênis - 3m53s97
50m costas F – 1 – Etiene Medeiros – Sesi – 27s38 / 2 – Andrea Berrino - Unisanta – 29s39 / 3 – Natalia de Luccas – Corinthians - 29s50
50m costas M – 1 – Daniel Orzechowski – Pinheiros – 25s19 / 2 – Gustavo Louzada – Grêmio Náutico União – 25s44 / 3 – Guilherme Guido – Pinheiros - 25s49


O QUE ACONTECE DE NOTÍCIA NO MUNDO DOS ESPORTES AQUÁTICOS VOCÊ LÊ PRIMEIRO AQUI - BLOG FRANCISSWIM 320.000 VISUALIZAÇÕES / MÊS NA WEB














No comments: