Friday, December 5, 2014

Encontro de craques nas Semis da Liga Nacional de Polo Aquático


Foto Felipe Silva Pinheiros
A VII Liga Nacional de Polo Aquático entrou em sua reta decisiva. No próximo fim de semana, os quatro melhores dos oito participantes iniciais se encontram para a disputa das semifinais do campeonato em melhor de dois jogos, com craques em todos os times. Os dois únicos vencedores das seis primeiras edições da Liga, os tricampeões Pinheiros e Fluminense jogam no Rio de Janeiro, enquanto o Sesi, atual vice-campeão, enfrenta o Paulistano, em São Paulo. A decisão será em jogo único no dia 13 de dezembro, na capital paulista (vide programa de jogos no final).
Pinheiros e Paulistano levam vantagem nas semifinais sobre Fluminense e Sesi. Ambos jogam por dois empates. Caso cada time vença um jogo, vale o saldo de gols, mas em caso de cada time vencer um jogo pela mesma diferença de gols, após o segundo jogo, a decisão vai para a prorrogação, com Pinheiros e Paulistano jogando pelo empate, se isto for necessário. Não haverá decisão por pênaltis.
Pinheiros x Fluminense = O Pinheiros, campeão das três primeiras Ligas em finais com o Fluminense, foi o melhor time da fase de classificação (soma de pontos de turno e returno), com 31 pontos. Somente em dois jogos não saiu da piscina com os três pontos da vitória: no empate em nove gols com o Fluminense em que o jogo foi para os pênaltis e o Pinheiro perdeu por 3 a 2, somando apenas um ponto na classificação; e na derrota para o Paulistano, em seu último jogo, por 7 a 6.
O elenco do Pinheiros tem vários jogadores da seleção brasileira como o canhoto Marcelo Franco, Emílio Vieira e o capitão Felipe Silva, popular Charuto, entre outros. Conta ainda com os irmãos cubanos Iosse e Ives Alonso Gonzalez. Ives se naturalizou e já foi convocado para a seleção brasileira. Outro reforço foi o atacante americano Michael Rosenthal, Mvp (melhor jogador) do campeonato universitário americano – NCAA – do ano passado.
O Fluminense, vencedor das três últimas edições, terminou em quarto lugar na fase inicial, com 23 pontos, a mesma pontuação do Sesi, que acabou em terceiro lugar pelo confronto direto (duas vitórias). O tricolor carioca conta com jogadores experientes com folha corrida na seleção brasileira como os irmãos Bernardo e Gabriel Reis Rocha, e ainda André “Quito” Raposo. Gabriel e Quito foram medalhistas de prata nos Jogos Pan-Americanos Rio/2007.
Mas os dois nomes de maior destaque no clube atualmente são o goleiro sérvio Soro Slobodan e o atacante Kiko Perrone. Kiko fez sucesso em duas seleções, a brasileira e a espanhola. Pela última disputou Jogos Olímpicos e foi medalhista mundial, com o bronze em Melbourne/2007. Soro, 35 anos, tem duas medalhas olímpicas (bronze em Pequim/2008 e em Londres/2012) e foi cinco vezes campeão da Liga Mundial (2006,07,08,10 e 11), além de possuir um bronze, de 2009. Em campeonatos europeus subiu no lugar mais alto do pódio em duas oportunidades (2006 e 2012), e ainda conquistou uma prata (2008) e um bronze (2010). De quebra, conquistou a Copa do Mundo 2010, os Jogos Mediterrâneos 2009 e foi ouro no Mundial dos Esportes de Roma/2009 e prata na edição de Xangai/2011.
Mas o time carioca pode sentir a falta de três craques: os irmãos Bernardo e Guilherme Gomes e Felipe Perrone, que assim como seu irmão Kiko, também competiu pela Espanha, pela qual foi vice da Liga Mundial 2013, na qual foi considerado o melhor defensor da competição. Perroninho atua no Barceloneta com Bernardo Gomes. Já Guilherme, artilheiro do Mundial da Juventude deste ano, na Turquia, joga pelo Barcelona. Os três jogadores dificilmente vão conseguir vir ao Brasil para os jogos finais da Liga.
Paulistano x Sesi = A outra semifinal terá um choque de campeões pan-americanos pelos Estados Unidos. No Paulistano, segundo colocado da fase inicial da Liga Nacional com 27 pontos, joga o marcador de centro Jesse Smith, 31 anos, medalhista de ouro nos Pan-Americanos de Santo Domingo/2003, Rio/2007 e Guadalajara/2011. Nascido no Havaí, Jesse também conquistou  a prata olímpica nos Jogos de Pequim/2008. Ao seu lado, jogam o montenegrino Miljan Popovic e o artilheiro da Liga, até o momento, Gustavo Coutinho, com 48 gols. Guzinho, como é conhecido, já foi artilheiro de Sul-Americano de base. Já Popovic, 22 anos, foi capitão da seleção de seu país na Universíade de Kazan/2013 e conquistou bronze na Liga Mundial de 2013.
No Sesi joga Anthony “Tony” Azevedo, 33 anos, tetracampeão pan-americano, pois também estava em Winnipeg/1999.  Tony foi artilheiro nos Jogos do Rio, há sete anos, e na edição seguinte, no México, mesmo lesionado, viajou com o grupo para disputar somente a decisão contra o Canadá. Nascido no Rio de Janeiro, filho de mãe americana com o ex-jogador da seleção brasileira e ex-técnico das seleções dos EUA e da China, Ricardo Azevedo, o Rochinha, Tony passou a viver na Califórnia com apenas um mês de vida. Capitão da seleção americana, o atacante disputou as quatro últimas Olimpíadas, tendo sido prata em Pequim/2008, quando marcou cinco gols na estreia contra a anfitriã China, na vitória por 8 a 4. Ainda foi vice-artilheiro nos Jogos de Atenas/2004, com 15 gols, e medalhista de bronze na Liga Mundial 2003.
Para ajudar Tony, nomes como Gustavo “Grummy” Guimarães, mais de uma vez artilheiro de Sul-Americanos, e Marcelinho Chagas, goleiro com passagem pela seleção brasileira. Grummy está em segundo na artilharia da Liga Nacional  2014, com 40 gols, empatado com o australiano Blake Edwards, do Botafogo, que não joga mais.
Últimos Jogos da Liga Nacional 2014
Semifinal 1 = Pinheiros (1º) x Fluminense (4º) – sábado, 6/12, 18h, na Escola Naval / domingo, 7/12, 10h, na Escola Naval do RJ
Semifinal 2 = Paulistano (2º) x Sesi (3º) – sábado, 6/12, 19h30m, no Paulistano / domingo, 7/12, 12h, no Sesi.
Disputa do bronze = sábado, 13/12, no Sesi, em SP, às 18 horas
Decisão = sábado, 13/12, no Sesi, em SP, às 19h15m.
Fonte CBDA




PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
BLOG FRANCISSWIM  http://francisswim.blogspot.com.br/
WhatsApp 5197226748

Já conhece o comparador de preços feito especialmente para você, amante do esporte? Encontre tudo o que procura no http://finalshopping.com.br

No comments: