Thursday, September 11, 2014

FERAS DA NATAÇÃO DESEMBARCAM NO RIO PARA O DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA


Além de disputarem o título nas piscinas, atletas participam de ação social com 700 crianças no Complexo Esportivo da Rocinha nesta sexta-feira

Esta semana será movimentada para a natação mundial com a realização do DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA.  As estrelas do evento já começam a chegar ao Rio de Janeiro para a competição.  Nesta quinta-feira (11), os nadadores realizam um treino aberto para a imprensa, na piscina do Botafogo, às 14h. No dia seguinte, visitam o Complexo Esportivo da Rocinha, que faz parte do Governo do Estado, para uma ação social com cerca deR700 crianças que frequentam as aulas de natação neste espaço, e no domingo, dia 14, se enfrentam na prova mais dinâmica da natação mundial.  O evento vai contar com confrontos imperdíveis, como a disputa no nado peito entre o brasileiro Felipe França, líder do ranking mundial nos 50m peito, contra o sul-africano Cameron van der Burgh, atual campeão mundial da prova.
"As disputas do evento são excelentes, é sempre bom estar ao lado de pessoas de alto nível. O evento acontece num período ótimo, estou em treinamento para o mundial em Doha e em uma fase boa. Isso é bom para manter a competitividade, e continuar com o ritmo de competição", comenta Felipe.
A coletiva de imprensa e o treino aberto acontecem nesta quinta, dia 12, a partir das 14h, na piscina do Botafogo.  Na sexta, dia 12, os nadadores visitam o Complexo Esportivo da Rocinha, às 14h. Eles encontrarão crianças que fazem natação neste espaço, e darão uma grande aula na piscina, com algumas delas na água, mostrando um pouco de cada estilo de natação. Todas as crianças ganharão lanches e brindes nesta tarde de confraternização com as estrelas da natação mundial. O Complexo Esportivo da Rocinha atende cerca de 4.800 pessoas no total.
Presente nas duas edições anteriores do Raia Rápida, o norte-americano Mike Alexandrov não esconde a ansiedade em participar novamente de uma ação social. “Eu amei os passeios que fizemos em comunidades carentes na cidade no ano passado e eu quero muito ver essas crianças novamente, imagino o quanto elas podem ter mudado desde a última visita” disse Alexandrov.
No domingo, a competição irá receber grandes disputas, mas o que traz maior rivalidade é a prova de 50m peito, onde Felipe França e Cameron van der Burgh, rivais de longa data, devem travar uma batalha intensa pela vitória. Em 2009, Felipe bateu o recorde mundial da prova, mas no mesmo ano Cameron retirou a marca do brasileiro. O brasileiro deu o troco no Mundial de piscina curta em 2010 e no Mundial de 2011, ficando com o ouro, enquanto o sul-africano ficou com a prata e o bronze, respectivamente.
Nas outras provas, alguns duelos chamam atenção, como a juventude de Matheus Santana contra a experiência de Anthony Ervin (EUA) e Roland Schoeman (AFS) nos 50m livre. No 50m borboleta, Nicholas Santos e o americano Eugene Godsoe conhecem muito bem o evento e devem fazer uma disputa acirrada. Já nos 50m costas, o confronto entre o sul-africano Gehrard Zandberg e o americano David Plummer, chama atenção. Plummer é o atual campeão americano da modalidade, e Zandberg é já foi campeão mundial da prova e voltou bem para ativa.

O DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA conta com provas rápidas e emocionantes em 50m nos quatro estilos (borboleta, costas, livre e peito), além de um revezamento 4x50m medley. A equipe verde-amarela enfrentará grandes estrelas da natação mundial, como a equipe dos Estados Unidos, Austrália e África do Sul.
 Sobre o Raia Rápida
Cada país será representado por quatro atletas, que competirão em provas individuais e de revezamento, sempre nadando no seu melhor estilo (borboleta, costas, peito e livre). Os atletas disputam provas eliminatórias, sempre na distância de 50m. Os últimos colocados de cada prova são eliminados da etapa seguinte, até que restem apenas dois nadadores para a final de cada modalidade.  Logo depois, os nadadores voltam à piscina para a segunda fase do Desafio, que é a prova de revezamento medley.  A equipe com maior pontuação nas duas fases será a campeã do DESAFIO PIRAQUÊ RAIA RÁPIDA 2014.
 Confrontos Desafio Piraquê Raia Rápida 2014
AUSTRÁLIA – Kurt Herzog (livre) / Jayden Hadler (borboleta) / James Stacey (peito) / Daniel Arnamnart (costas).
BRASIL – Matheus Santana (livre) / Nicholas Santos (borboleta) / Felipe França (peito) / Guilherme Guido (costas).
ESTADOS UNIDOS – Anthony Ervin (livre) / Eugene Godsoe (borboleta) / Mike Alexandrov (peito) / David Plummer (costas).
ÁFRICA DO SUL – Roland Schoeman (livre) / Giulio Zorzi (borboleta) / Cameron van der Burgh (peito) / Gehard Zandberg (costas).
 O Desafio Piraquê Raia Rápida é uma realização da Faz Sport, promoção da Effect Sport e conta com o patrocínio da Piraquê, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Esporte e Lazer e Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto SATIRO SODRÉ

PARA CURTIR CLICAR NO LINK 



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 555191415266
WhatsApp 5197226748

No comments: