Saturday, August 16, 2014

Thiago, França e Nicholas buscam repetir pódios de outros Pan-Pacs

Thiago Pereira foto Satiro Sodré

A equipe brasileira de natação que se encontra na Austrália para a disputa do Pan-Pacífico, a partir do dia 21/8, é uma mescla de atletas veteranos com novatos que pela primeira vez participam da competição. Entre os primeiros, três nadadores já sentiram o gosto de subir ao pódio no campeonato, o que só reforça a vontade de repetir o feito.
O medalhista olímpico Thiago Pereira já conquistou três medalhas de bronze nos dois Pan-Pacs com participação brasileira. Em 2006, na canadense Victoria, o nadador de Volta Redonda ficou em terceiro nos 400m medley, a mesma prova em que conquistaria a tão sonhada medalha olímpica, com a prata nos Jogos de Londres 2012. Na edição seguinte, em Irvine/2010, nos Estados Unidos, Thiago repetiu a medalha e levou mais uma pra casa, nos 200m, mesmo estilo.
- Treinei bem pra cá, mas conquistar medalhas é consequência do que trabalhamos. Alterei minha alimentação, estou mais seco, minha preparação física está mais forte, enfim, estou diferente. Sei que na minha prova vem os melhores, com exceção do Lazslo (Laszlo Cseh, da Hungria), mas é apenas menos um. Os três melhores do ranking mundial dos 200m medley em 2014 estarão aqui (pela ordem, o japonês Kosuke Higino e os americanos Michael Phelps e Ryan Lochte). Vão ser provas fortes e quero fazer bons tempos, quem sabe, abaixar meu recorde sul-americano dos 200m medley, do Mundial de Roma/2009 – disse Thiago, atualmente em 11º no ranking mundial do ano, com o tempo do Maria Lenk. Nos 400m medley, o brasileiro aparece em 18º no ranking 2014, também liderado por Higino.
Os outros medalhistas brasileiros convocados para o Pan-Pacífico de Gold Coast conquistaram medalhas em provas não olímpicas, de 50 metros estilo, retiradas da programação deste ano (Nicholas Santos, prata nos 50m borboleta, e Felipe França Silva, ouro nos 50m peito).
- Acho que vem coisa boa aí. Ainda não saiu o balizamento, mas tem gente boa vindo, apesar da ausência do australiano Christian Sprenger, campeão mundial e vice-olímpico, e do sul-africano Cameron Van der Burgh, campeão olímpico, vice mundial e recordista mundial. O que é uma pena pois seria um bom parâmetro pra saber como estou. Venho treinando muito os 100 metros peito, mas vou competir também nos 200m, do estilo, prova em que acho ser cedo pra pensar em medalhas. Mas nos 100m, estou confiante. Do Troféu Maria Lenk pra cá, perdi 6kg – concluiu França.
Já Nicholas participou da única dobradinha brasileira na história do campeonato, formando dupla com Cesar Cielo, ouro nos 50m borboleta em Irvine. Inicialmente um nadador do estilo livre, primeiro nos 50 metros, prova em que foi medalhista no Mundial em Piscina Curta de Indianápolis, depois nos 100 metros, Nicholas foi migrando para os 50m borboleta (ficou a uma posição do pódio no Mundial de Barcelona/2013), e agora pros 100m, por ser prova olímpica.
- A diferença entre estas provas é brutal. Mas passei a treinar mais pros 100m borbo quando venci a prova no Open de 2013, em Porto Alegre. Aquilo me animou e venho me dedicando. Nos 50m, era instinto puro, mas nos 100m, venho aprendendo e buscando me superar. Conseguir medalha aqui vai ser difícil, a meta inicial é quebrar meu tempo pessoal, chegando na casa dos 52 segundos. O Thiago Pereira tem 52s baixo nesta prova, mas nos 50m não é o mesmo. São provas bem diferentes – concluiu Nicholas, que fez seu melhor tempo no Open, 53s06.
A princípio, Thiago Pereira competirá nos 200m e 400m medley, 100m costas e 100m borboleta; Felipe França nos 100m e 200m peito; e Nicholas Santos nos 100m borboleta e 50m livre. A confirmação só virá no congresso técnico do campeonato, no dia 20 de agosto, véspera da abertura.
O Pan-Pacífico 2014, de 21 a 24 de agosto, na australiana Gold Coast, terá a participação de cerca de 275 nadadores. Os países fundadores da competição são EUA, Canadá, Austrália e Japão. Também competirão este ano, China, Brasil, Venezuela, Chile, Tunísia, Nova Zelândia, Filipinas, Hong Kong e Ilhas Fiji.
Souza Santos



E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 5191415266
SIGA-ME PELO www.twitter.com/francisswim
FACEBOOK https://www.facebook.com/francisswimnatacao
WhatsApp 5197226748



No comments: