Thursday, August 21, 2014

Eu nunca tinha ouvido falar dele, diz brasileiro sobre chinês campeão em Nanquim


Matheus Santana tinha o nome de alguns concorrentes anotados em seu "caderno mental" como supostos adversários que poderiam tirar dele a medalha de ouro nos 50m e nos 100m livre na Olimpíada da Juventude, em Nanquim. E nesta relação não constava o chinês Hexin Yu. Não porque o brasileiro achava que ele não era um rival à altura, mas simplesmente porque não o conhecia.
Yu não chegou aos Jogos como um dos candidatos ao título nos 50m livre, feito que ele obteve nesta quarta-feira. Seu tempo de balizamento (marca considerada como que o classificou para o evento) para Nanquim foi de 24s47, bem longe dos 22s16 de Matheus.
Com esta marca inferior, o chinês nadou apenas na terceira das sete baterias das eliminatórias, ao lado de atletas de países pouco tradicionais, como Gana, Bangladesh e San Marino. E na classificatória, Yu deu seu cartão de visitas. Marcou 22s79, quase dois segundos mais rápido do que sua marca para balizamento. Como comparação, o segundo melhor na piscina foi Adam Viktora, de Seychelles, com os "longínquos" 24s82. E Matheus registrou 22s55.
Nas semifinais, Matheus e Yu nadaram lado a lado, e ali o brasileiro conheceu melhor aquele que o venceria na final. O chinês cravou 22s01, contra 22s48 de Matheus. Na disputa da decisão, nova vitória de Yu. Desta vez, ele cravou 22s e estabeleceu um novo recorde mundial juvenil. O brasileiro marcou 22s43 e acabou com a prata.
- Eu nunca tinha ouvido falar desse cara. Ele veio balizado com um tempo de 24s4, e depois fez 22 segundos. É uma melhora expressiva - falou Matheus, com um sorriso maroto. 
Yu também contou com um pouco de sorte para poder competir na Olimpíada da Juventude. Segundo seu registro na competição, sua data de nascimento é 1º de janeiro de 1996. Se ele tivesse nascido um dia antes, não poderia participar do evento em Nanquim, devido às restrições de idade da competição.
FOTO SATIRO SODRÉ

E-MAIL: francisswim@gmail.com
FONE 5191415266
SIGA-ME PELO www.twitter.com/francisswim
FACEBOOK https://www.facebook.com/francisswimnatacao
WhatsApp 5197226748





No comments: