Thursday, July 17, 2014

NUTRIÇÃO PARA ATLETAS MASTERS



  

As recomendações nutricionais para atletas masters podem ser resumidas em uma adaptação das recomendações para atletas jovens, levando em consideração as alterações fisiológicas proporcionadas pelo avanço da idade.
Estas alterações influenciam as recomendações nutricionais de calorias, macro e micronutrientes e água, em diferentes magnitudes, uma vez que atletas masters apresentam as mesmas alterações fisiológicas que indivíduos sedentários da mesma faixa etária, mas com menor gravidade de acordo com o condicionamento físico, características de treinamento e presença de comorbidades – sendo importante a avaliação de cada atleta.
Para iniciar,  uma grande atenção deve ser dada ao processo de hidratação, uma vez que alterações no Sistema Cardiovascular deterioram as respostas termorregulatórias corporais, aumentando o risco de estresse térmico e sendo agravado com a redução na sensação de sede, característica do avanço da idade. Este quadro facilita a  desidratação,  afetando negativamente o rendimento esportivo. Para esta população, as recomendações de ingestão de líquidos antes, durante e após os exercícios, não indicam aumento de quantidade, mas devem ser seguidas rigorosamente em relação a frequência e  volumes.
O consumo energético é afetado negativamente pela redução da massa magra, da capacidade aeróbica e da capacidade de estocar glicogênio, fazendo com que  atletas Masters tenham uma necessidade energética abaixo  da  de atletas jovens, mas acima da de indivíduos sedentários da mesma faixa etária. Este fato, entretanto, não afeta a recomendação diária de carboidratos, que permanece compatível com a de atletas em geral.
As necessidades de proteína apresentam-se 25% acima das recomendações para atletas jovens, sendo que, no mínimo, 50% da proteína consumida deve ser proveniente de carnes, peixes, ovos, leite e seus derivados, garantindo o seu alto valor biológico. Este consumo aumentado deve ser acompanhado de um consumo hídrico adequado, para evitar uma sobrecarga na função renal, condição esta que já se encontra reduzida pelo avanço da idade. Além disso, o alto consumo deste nutriente acarreta maior perda de cálcio pela urina, aumentando o risco de litíase renal e desmineralização óssea.
A saúde óssea é afetada negativamente pelo envelhecimento devido a uma redução natural na absorção intestinal de Cálcio e ainda potencializada por uma menor capacidade de sintetizar a vitamina D pela pele – o que já reflete uma recomendação diária aumentada destes dois nutrientes para esta população.
O consumo de gorduras não deve ser reduzido abaixo de 20% do valor energético total da dieta para garantir o consumo adequado das vitaminas A, D, E e K. Dentre as gorduras, monitorar o consumo de gordura saturada, para que esta não seja em excesso aumentando assim o risco de danos ao sistema vascular e processos inflamatórios.
As recomendações de vitaminas  antioxidantes apresentam-se elevadas para atletas masters, pois com o aumento da idade o corpo reduz sua capacidade de se proteger dos radicais livres que, ao atacarem os tecidos, intensificam o processo de envelhecimento e reduzem a capacidade de recuperação do organismo.
Outro efeito do avanço da idade é a redução da acidez gástrica, que proporciona uma menor bio disponibilidade de Vitamina B12, podendo assim provocar anemia, reduzindo o rendimento esportivo. O risco de anemia torna-se ainda mais importante quando esta menor acidez promove uma redução do consumo de produtos cárneos por má digestão, reduzindo assim o consumo de Ferro.
Por fim, vale ainda relatar que atletas com condições alteradas de saúde devem adequar, a todas estas recomendações, as especificidades da dieta para o seu quadro, assim como levar em consideração a interação entre os medicamentos utilizados e os nutrientes consumidos.
Por: Nutricionista Paula G K Colleoni, Especialista em Fisiologia Humana e da Nutrição
Mestre em Fisiologia da Performance, tem sobre sua orientação alguns dos maiores atletas da natação do Paraná

Fonte http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/esportes-masters/

No comments: