Tuesday, June 10, 2014

NATAÇÃO HISTÓRIA


Na Grécia, a natação era considerada fundamental para a formação física de jovens e de soldados gregos, mas não figurava nas competições dos Jogos da Antiguidade. A partir do século XVII, estilos e regras foram sendo estabelecidos.

No século XIX, a atividade fica em evidência por feitos heroicos como o do nobre britânico Lord Byron. Inspirado em uma história mitológica, ele encarou com sucesso o desafio de atravessar o Estreito de Dardanelos – canal que liga a Europa à Ásia. Outra façanha foi realizada por um soldado de Napoleão Bonaparte que escapou de uma prisão inglesa e atravessou o Canal da Mancha a nado.
Em meados do século XIX já ocorriam algumas competições - a primeira disputa oficial ocorreu na Austrália, em 1958. Dez anos depois, foi a vez de Inglaterra e Estados Unidos realizarem competições.
O esporte participou dos Jogos Olímpicos Atenas 1896, os primeiros da Era Moderna, com três provas: 100m, 500m e 1.200 livres. As disputas foram realizadas no mar.


Você sabia?
No Brasil, o primeiro campeonato de natação foi promovido em 1898, no Rio de Janeiro, e a prova consistia na travessia de 1.500m entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia.
As piscinas fechadas, exclusivas para competições de natação, só começaram a ser utilizadas entre os anos 1930 e 1940. A determinação das medidas oficiais das piscinas de competição foi feita pela Federação Internacional de Natação (FINA). Calcula-se que numa piscina olímpica de 50m caibam quase 2 milhões de litros de água.
Maratona Aquática
A maratona aquática, uma disciplina da natação, estreou no cenário olímpico nos Jogos de Pequim 2008. A decisão de incluir o esporte nos Jogos foi anunciada em outubro de 2005 pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Ela representou o reconhecimento da importância e do destaque que as disputas de natação em águas abertas ganhavam nos mais diversos países do mundo, incluindo o Brasil.
Nesse esporte, o objetivo dos atletas é cumprir determinada distância no menor tempo possível. O vencedor sempre é o atleta mais veloz. Os atletas competem no mar ou em rios, onde devem cumprir uma distância que para as competições olímpicas e pan-americanas foi definida em 10km.

Você sabia?
O homem sempre teve paixão pela água. Em termos de competição, os japoneses possuem evidências de disputas em águas abertas há mais de 2 mil anos.
As provas olímpicas de natação, tradicionalmente realizadas em piscinas, começaram justamente em mar aberto nas três primeiras edições dos Jogos da Era Moderna.
Em Atenas 1896, a disputa dos 100m teve sua largada realizada em cima de um barco a remo, dentro da Baía de Zea, em Pireas.
Se fosse possível apontar um único evento responsável pela popularização das maratonas aquáticas, este seria o feito alcançado pelo capitão Matthew Webb, em 1875. Nadando no estilo peito, Webb se tornou o primeiro homem a cruzar o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. A partir dali nascia uma grande tradição, mantida até hoje por centenas de nadadores de todo o mundo.


Fonte COB
FOTOS SATIRO SODRÉ

No comments: