Monday, May 26, 2014

Seleção brasileira feminina de polo aquático vence Japão nos penaltis e se classifica para Super Final


A seleção brasileira feminina de polo aquático está na Super Final da Liga Mundial da modalidade após a vitória nos penaltis sobre o Japão, neste domingo (25/5). Após empate em sete gols, a equipe brasileira contou com o talento da goleira Tess Oliveira, que defendeu duas cobranças japonesas e garantiu o quinto lugar da etapa preliminar da Liga Mundial Feminina, que terminou hoje (dom), em Riverside, na Califórnia, EUA. Na soma de gols e penaltis, o placar final ficou em 11 a 10 para o Brasil (4 a 3 nos penaltis).
Os gols brasileiros foram de Mirella Coutinho(3), Diana Abla (2), Amanda Oliveira (2), Melani Dias, Izabella Chiappini, Marina Zablith e Luiza Carvalho. A japonesa Miga Shiga, também com três gols, dividiu a artilharia da partida com Mirella. As parciais do jogo foram BRA 3 x 1 JAP / 1 x 2 / 1 x 2 / 2 x 2 / 4 x 3.
O Brasil começou melhor e abriu dois gols no quarto inicial, mas o Japão reagiu e com defesa forte, assim como a da equipe brasileira, chegou a igualdade e começou a trocar vantagens com as brasileiras. O empate prevaleceu, mas na decisão por penaltis brilhou a estrela da goleira Tess.
A competição classificava quatro equipes para a Superfinal, de 10 a 15 de junho, em Kunshan, na China. Mas como entre os quatro semifinalistas estava a China, anfitriã da Super Final e portanto já garantida na fase final da competição, o quinto lugar também carimbava a vaga. Os outros semifinalistas foram EUA, Austrália e Canadá. Os cinco classificados em Riverside se juntarão aos europeus Rússia, Espanha e Itália que já tinham garantido suas vagas.
Os  outros resultados de hoje (dom) serão colocados mais tarde, neste espaço: Final =  EUA x Austrália / Disputa do 3º lugar = Canadá x China  / Disputa do 7º lugar = Venezuela 9 x 17 Cazaquistão.
Agora, o polo aquático brasileiro se volta para a versão masculina da Liga Mundial, com a seleção brasileira participando da etapa preliminar, em Xangai, na China, a partir do dia 27/5 até o dia 1º de junho. Se repetir o sucesso das mulheres, os brasileiros disputam a Super Final, em Dubai, de 16 a 21 de junho.
Seleção Brasileira Feminina de Polo Aquático
1 – Tess Oliveira (goleira) / 2 – Cecília Canetti / 3 – Marina Zablith / 4 – Marina Canetti / 5 – Lucianne Barronca / 6 – Izabella Chiappini / 7 – Amanda Oliveira / 8 – Luiza Carvalho  / 9 – Viviane Bahia / 10 – Melani Dias / 11 – Mirella Coutinho / 12 – Diana Abla  / 13 – Victoria Chamorro (goleira). Flavia Vigna completa o grupo. Técnico: Pat Oaten (canadense) / Auxiliares-técnico: Roberto Chiappini e Pablo Cuesta.

Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

No comments: