Wednesday, May 14, 2014

Presença de campeões mundiais na Maratona Aquática de Angra dos Reis


O 19º Campeonato Brasileiro e a 1ª Copa Brasil de Maratonas Aquáticas prosseguem neste sábado, 17/5, com sua terceira etapa, pela primeira vez em Angra dos Reis. O Brasileiro, competição de alto rendimento, terá um percurso de 10 km (medida olímpica), divididos em quatro voltas na raia e com largada prevista para as 10 horas na praia de Monsuaba, em frente ao Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe). Já a Copa do Brasil tem todas as etapas disputadas em cinco quilômetros (duas voltas), com largada marcada para as 10h10.
A Maratona Aquática de Angra dos Reis terá como destaque no Campeonato Brasileiro entre seus 52 competidores, os campeões mundiais por equipe em 2013, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Diogo Villarinho; e ainda a presença do argentino Juan Pereyra, fundista do Minas Tênis há muitos anos radicado no Brasil, e que começa a tentar outra modalidade aquática. Já a Copa do Brasil tem 102 nadadores inscritos para a prova de sábado.
Nas duas primeiras etapas do Campeonato Brasileiro, domínio total dos atletas baianos. Nas duas primeiras etapas, em Porto Belo/SC e São Bernardo/SP, vitórias de Allan do Carmo e Ana Marcela (vide resultados no final)
A quarta etapa dos dois circuitos será em Brasília, no mês de setembro.
A partir deste ano, as maratonas aquáticas passaram a ter dois circuitos nacionais. Um é o tradicional Campeonato Brasileiro, circuito de alto rendimento, com percurso olímpico de 10km, ou com percursos inferiores quando forem seletivas para competições internacionais (5km ou 7,5km). Nesta competição, os atletas se dividirão nas categorias Infantil (13-14 anos), Juvenil (15-16), Junior (17 a 19) e Senior (20 anos pra cima). Os atletas e as equipes acumulam pontos no geral e nas faixas etárias. O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA para o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, como ocorreu nas últimas temporadas.
Já o outro campeonato, em sua primeira edição, é a Copa Brasil, um circuito nacional de desenvolvimento, com etapas exclusivamente em cinco quilômetros. Os nadadores acumularão pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, como até o ano passado no Campeonato Brasileiro, incluindo as divisões de Master). Ao fim do circuito haverá campeões de cada faixa etária.
Resultados anteriores do Brasileiro de Maratonas Aquáticas
1ª etapa – Porto Belo/SC – 5km
Masculino – 1 – Allan do Carmo / 2 – Samuel de Bona / 3 – Diogo Villarinho
Feminino – 1 – Ana Marcela / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Mariana Serrano Souza
2ª etapa – São Bernardo/SP – 7,5km
Masculino – 1 – Allan do Carmo / 2 – Diogo Villarinho / 3 – Samuel de Bona
Feminino – 1 – Ana Marcela / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Gabriela Cordeiro
Próximas etapas:
4ª etapa – Brasileiro (10km) e Copa do Brasil (5km) – 21/9 – Brasília/DF
5ª etapa – Brasileiro (7,5km) – 13/11 – Inema/BA
6ª etapa – Brasileiro (5km) e 5ª etapa Copa do Brasil (5km) – 15/11 – Inema/BA
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

 

No comments: