Thursday, May 15, 2014

NADO SINCRONIZADO - Brasil na luta por pódio


Começa nesta sexta-feira, 16/05, no Parque Aquático Maria Lenk o 3º Brazil Synchro Open. A competição internacional de nado sincronizado criada e organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos vai até domingo, 18/05, começando sempre às 9h15 (ver programa completo no final) e tem entrada franca. Além do Brasil, o evento contará com a participação de Ucrânia, Itália, Estados Unidos, Peru e Colômbia. Segundo a técnica Maura Xavier, o time brasileiro está na brigando por pódio na competição e também pela subida de padrão no cenário internacional da modalidade.

- Nossa expectativa é brigar para subir ao pódio. Estamos mais bem preparadas que das outras vezes. A Julie (técnica canadense Julie Sauvé) está muito presente, com vindas constantes ao Brasil e acompanhando de perto o desenvolvimento delas. Esta competição entra no rol dos eventos preparatórios que visam lá na frente, os Jogos Olímpicos Rio 2016. A Ucrânia, por exemplo, quer seu primeiro pódio olímpico aqui no Rio. Nós temos nesta disputa um rival direto nos Jogos Pan-Americanos, os Estados Unidos. Vai ser mais um teste muito interessante – explicou Moura.

O Brasil conta desde o início deste ano com a técnica canadense Julie Sauvé, que tem oito medalhas olímpicas em seu currículo e assumiu como técnica chefe tendo as treinadoras Maura Xavier, Magali Cremona e Glaucia Soutinho na equipe. Com a nova técnica veio também uma renovação no corpo de atletas e o dueto brasileiro agora é composto por Giovana Stephan e Luisa Borges, tendo Maria Eduarda Micucci como reserva. Esta é a segunda competição internacional das novas duetistas, que estrearam nos Jogos Desportivos Sul-Americanos,em março, no Chile.

- Vamos usar as coreografias usadas nos Jogos Odesur para o dueto, que usa um rock gótico na prova técnica e a Primavera das Quatro Estações, de Vivaldi, para a disputa livre. As provas de equipe terão as mesmas rotinas usadas em Barcelona (Mundial dos Esportes Aquáticos, em julho do ano passado). A Julie mudou quase completamente a rotina técnica, embora tenha mantido o tema com a música “Tico-tico no Fubá” e na rotina livre, Dança Cigana, a coreografia mudou pouco embora a música tenha sido bastante incrementada. Só mesmo na água para vocês comprovarem como ficou bom– disse.
O Brasil participa do Synchro Open com o dueto de Giovana Nunes Stephan e Luisa Borges (reserva – Maria Eduarda de Souza Miccuci) e a equipe formada por Maria Clara Lobo Coutinho, Giovana Nunes Stephan, Luisa Borges, Maria Eduarda de Souza Miccuci, Maria Bruno, Lorena Fontes Molinos, Pamela Imbico Nogueira, Joseane Martins Costa, Juliana Vasconcelos Damico, Beatriz Moreira Feres e Branca Moreira Feres e Jessica Noutel.

Programação
16/05- Sexta-feira: 9h15 – Dueto Técnico / 12h15 – Rotina Livre Combinada- / 14h10 – Figuras (Interfederativo) / 18h15 – Solo Técnico
17/05 – Sábado: 9h15- Equipe Técnica / 12h15 – Dueto Livre /14h10 – Solo Livre (Interfederativo)
18/05 – Domingo: 9h15- Equipe Livre / 12h- Solo Livre/ 14h10 – Dueto Livre (Interfederativo)/ 17h10 – Equipe Livre (Interfederativo).
Eliana Alves/ Souza Santos/ Mariana de Sá

FOTOS SATIRO SODRÉ

No comments: