Monday, May 19, 2014

Mais uma vitória baiana nas Águas Abertas, desta vez em Angra dos Reis


Allan do Carmo, da Aceb/BA, e Ana Marcela Cunha, do Sesi, confirmaram a boa fase dos maratonistas aquáticos baianos e a exemplo das duas primeiras etapas, venceram a terceira prova do 19º Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, a Travessia de Angra dos Reis, na praia de Monsuaba, em frente ao Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe).neste sábado, 17/05. Num dia em que o sol esteve muito pouco presente, Allan venceu em 1h56min26, e Ana Marcela em 1h59min53 (tempos não oficiais).
O pódio foi completado por Fernando Pontes e Luiz Gustavo Barros, ambos do Grêmio Náutico União/RS, com 1h5748 e 1h57min53, respectivamente. O argentino Juan Pereyra, do Minas Tênis, iniciando-se na modalidade, chegou em quarto lugar (1h58min39), “foi mais tranquilo que pensei, mas prefiro uma prova maior, tipo 25km”. Em quinto lugar, um integrante da nova geração, Marcus Vinícius da Silva (1h58min58), do Grêmio Náutico União, que vai disputar o Mundial Junior de Eilat, em Israel, no mês de agosto. Já Diogo Villarinho, também do Minas Tênis, ficou em 10º lugar (2h01min37), seguido por Felipe Rizzo, do Curitibano, atleta que também vai ao Mundial Junior da modalidade (11º em 1h58min58).
Allan saiu do mar de Angra com dores no corpo.
- Para não acontecer uma nova chegada de batida de mão, como nas provas anteriores, mudei minha estratégia hoje. Fiz uma primeira volta tranquila, forcei na segunda, segurei a terceira e apertei a última. Deu certo, mas foi mais desgastante e estou com dores no corpo – revelou Allan.
No feminino, Betina Lorscheitter, também do clube gaúcho, manteve a segunda colocação das etapas anteriores (2h01min51). Na terceira posição, Gabriela Cordeiro Ferreira, mais uma do União, 2h08min32. As meninas que também irão ao Mundial Junior de Maratonas Aquáticas fizeram boa prova: Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União, foi a 4ª (2h08min44); Mariana Souza e Camila Poso Triibst, ambas do Sesi, terminaram em 6º e 10º lugar, respectivamente, com 2h14min32 e 2h20min53. Também do Sesi veio Bruna Primati, 5ª colocada (2h12min18) que vai competir nos Jogos da Juventude de Nanjing em piscina, assim como Viviane Jungblut, também em agosto.
- Foi legal porque venci, mas esperava fazer uma prova mais próxima dos homens. Queria chegar com tempo mais próximo ao deles. Mas foi uma prova tranquila e com temperatura bem agradável – resumiu Ana Marcela.
Já a Copa do Brasil tem todas as etapas disputadas em cinco quilômetros (duas voltas), com largada marcada para as 10h10.
A quarta e próxima etapa dos dois circuitos será em Brasília, no mês de setembro.
Os vencedores dos 5km da Copa do Brasil foram Samir Barel, da Elo Academia, de Campinas/SP, e Thais Santana, da Sest/Senat, de Vitória/ES.
Entenda o campeonato – A partir deste ano, as maratonas aquáticas passaram a ter dois circuitos nacionais. Um é o tradicional Campeonato Brasileiro, circuito de alto rendimento, com percurso olímpico de 10km, ou com percursos inferiores quando forem seletivas para competições internacionais (5km ou 7,5km). Nesta competição, os atletas se dividirão nas categorias Infantil (13-14 anos), Juvenil (15-16), Junior (17 a 19) e Senior (20 anos pra cima). Os atletas e as equipes acumulam pontos no geral e nas faixas etárias. O ranking final é que servirá para as indicações da CBDA para o programa Bolsa Atleta do Ministério dos Esportes, como ocorreu nas últimas temporadas.
Já o outro campeonato, em sua primeira edição, é a Copa Brasil, um circuito nacional de desenvolvimento, com etapas exclusivamente em cinco quilômetros. Os nadadores acumularão pontos apenas dentro de suas faixas etárias (17 ao todo, como até o ano passado no Campeonato Brasileiro, incluindo as divisões de Master). Ao fim do circuito haverá campeões de cada faixa etária.

Resultados do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas
1ª etapa – Porto Belo/SC – 5km – 23/02
Masculino – 1 – Allan do Carmo / 2 – Samuel de Bona / 3 – Diogo Villarinho
Feminino – 1 – Ana Marcela / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Mariana Serrano Souza
2ª etapa – São Bernardo/SP – 7,5km – 9/03
Masculino – 1 – Allan do Carmo / 2 – Diogo Villarinho / 3 – Samuel de Bona
Feminino – 1 – Ana Marcela / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Gabriela Cordeiro
3ª etapa – Angra dos Reis/RJ – 10km – 17/05
Masculino – 1 – Allan do Carmo / 2 – Fernando Pontes / 3 – Luiz Gustavo Barros
Feminino – 1 – Ana Marcella Cunha / 2 – Betina Lorscheitter / 3 – Gabriela Ferreira
Próximas etapas:
4ª etapa – Brasileiro (10km) e Copa do Brasil (5km) – 21/09 – Brasília/DF
5ª etapa – Brasileiro (7,5km) – 13/11 – Inema/BA
6ª etapa – Brasileiro (5km) e 5ª etapa Copa do Brasil (5km) – 15/11 – Inema/BA
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá
Fotos Satiro Sodré


No comments: