Monday, May 12, 2014

Equipe dos Jogos da Juventude participam de Clínica no Rio


Os oito nadadores que conquistaram a vaga para os Jogos da Juventude, em agosto, na cidade chinesa de Nanjing, participaram neste domingo, 11/5 daClínica CBDA/COB/Correios de Novos Talentos da Natação – Jogos Olímpicos da Juventude – 2014, no Rio de Janeiro. O objetivo foi expor objetivos, compromissos e estratégias para o importante evento do segundo semestre, alvo principal este ano para esta nova geração.
Os atletas que representarão a natação brasileira em Nanjing são:
Masculino = Matheus Santana, da Unisanta (velocista estilo livre), Luiz Altamir Melo, do Flamengo (borboleta), Andreas Mickosz, do Corinthians (peito) e Vítor Guaraldo, do Pinheiros  (costas).
Feminino = Natalia de Luccas, do Corinthians (costas), Giovanna Diamante, do Sesi/SP (livre), Bruna Primati, do Sesi (fundista estilo livre) e Viviane Jungblut, do Grêmio Náutico União/RS (fundista estilo livre).
Outros dois nadadores que estavam na lista e perderam a vaga na última competição seletiva – Brasileiro Junior  de Inverno / Troféu Tancredo Neves – também puderam participar da Clínica: Gabriela Roncatto (estilo livre) e Felipe Monni (peito), ambos do Pinheiros.
A Clínica prossegue até 3ª feira, 13/5, com técnicos, médicos e Comissão Técnica Multidisciplinar da CBDA, com atividades práticas e teóricas, com o objetivo de formar um espírito de equipe, entendimento das etapas a serem cumpridas, conhecimento dos critérios estabelecidos para participação, levantamento de elementos técnicos e físicos para a conseqüente monitoração da equipe.
Os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) são um evento internacional multidesportivo, cuja primeira edição aconteceu em Cingapura em agosto de 2014. Seu formato é semelhante ao dos Jogos Olímpicos, inclusive em sua periodicidade. A idade é limitada aos atletas de 14 a 18 anos. Sua implantação foi uma ideia do austríaco Johann Rosenzopf em 1998. Nove anos depois, os  membros do Comité Olímpico Internacional (COI), reunidos na sua 119ª Sessão na Cidade da Guatemala, aprovaram a criação da versão juvenil dos Jogos Olímpicos.
Por sua colocação estratégica e força de divulgação e visibilidade, os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) é um evento fundamental para o desenvolvimento da natação, para o retorno de imagem dos atletas, para a revelação e afirmação dos novos valores e importante avaliação para os Jogos Olímpicos Rio- 2016. E para chegar aos Jogos do Rio com alto nível competitivo é necessário um planejamento e estabelecimento de estratégias que visem a uma efetiva participação da natação brasileira.
A Clínica Novos Talentos de Natação acontece com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá.
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

FOTO SATIRO SODRÉ

No comments: