Wednesday, May 14, 2014

Brasil e Estados Unidos, disputando antes de Toronto o BRAZIL SYNCRO OPEN


A partir de sexta-feira, 16/05, até domingo, 18/05, a partir das 9h15, no Parque Aquático Maria Lenk, Argentina, Ucrânia, Itália, Estados Unidos, Peru e Colômbia se enfrentam no Brazil Syncro Open. A competição idealizada e organizada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos traz ao país algumas entre as maiores forças do nado sincronizado do planeta. E esta será mais uma oportunidade para as brasileiras encontrarem as americanas, maiores ganhadoras de medalhas olímpicas na história da modalidade, antes dos grandes eventos do ano que vem: Jogos Pan-Americanos de Toronto/CAN e Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan/RUS.
No mesmo período do Open, acontecerá o 4º Campeonato Interfederativo com nove estados e a Argentina como convidada (ver programa no final).
A seleção brasileira de nado sincronizado já está em plena preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 com atletas treinando forte e já pensando nas rotinas que serão apresentadas para o público de casa. As técnicas Maura Xavier, Magali Cremona e Gláucia Soutinho trabalham agora com a canadense Júlie Sauvé, que é a técnica chefe do time. Ela trouxe a experiência dos 25 anos em que trabalhou na seleção canadense, incluindo oito medalhas olímpicas: 2 pratas (Los Angeles/84); 2 ouros (Seul/88); 1 ouro e 1 prata (Barcelona/92); 1 prata (Atlanta/96); e 1 bronze (Sydney/2000). Nas duas últimas olimpíadas – Pequim/2008 e Londres/2012 – ficou em 4º lugar.
A Ucrânia, medalha de bronze por equipes no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona 2013, e a Itália, 6º posto na mesma competição, estão sempre com times Top-8 nos principais eventos internacionais. Na história das medalhas olímpicas de nado sincronizado, disputadas desde 1984, os Estados Unidos tem cinco medalhas de ouro e só perdem para a Rússia, com oito. Sendo que no total as americanas passam, com nove pódios (cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze). O terceiro maior ganhador olímpico do nado é o Canadá, com oito medalhas (três de ouro, quatro de prata e uma de bronze).
Na esfera pan-americana Estados Unidos e Canadá ainda estão à frente do Brasil, mas o time verde e amarelo trabalha com afinco para subir de posto em 2015.
Para aproveitar a presença de tantas atletas e técnicas experientes e premiadas, mais de 80 nadadoras sincronizadas de nove estados também competirão no Maria Lenk: Alagoas, Brasília, Ceará, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Atletas da Argentina também estarão no Interfederativo como convidadas.
O Brasil participa do Synchro Open com o dueto de Giovana Nunes Stephan e Luisa Borges (Reserva – Maria Eduarda de Souza Miccuci) e a equipe formada por Maria Clara Lobo Coutinho, Giovana Nunes Stephan, Luisa Borges, Maria Eduarda de Souza Miccuci, Maria Bruno, Lorena Fontes Molinos, Pamela Imbico Nogueira, Joseane Martins Costa, Juliana Vasconcelos Damico, Beatriz Moreira Feres e Branca Moreira Feres, Jessica Noutel.
Programação
16/05- Sexta-feira: 9h15 – Dueto Técnico / 12h15 – Rotina Livre Combinada- / 14h10 – Figuras (Interfederativo) / 18h15 – Solo Técnico
17/05 – Sábado: 9h15- Equipe Técnica / 12h15 – Dueto Livre /14h10 – Solo Livre (Interfederativo)
18/05 – Domingo: 9h15- Equipe Livre / 12h- Solo Livre/ 14h10 – Dueto Livre (Interfederativo)/ 17h10 – Equipe Livre (Interfederativo).

Eliana Alves/ Souza Santos/ Mariana de Sá
FOTO SATIRO SODRÉ

No comments: