Tuesday, April 29, 2014

Nadadores da Unisanta, Arapiraca e Poliana, vencem os 5km do Maria Lenk


Luiz Rogério Arapiraca e Poliana Okimoto, ambos da Unisanta, foram os vencedores da primeira prova de 5km do Troféu Maria Lenk de Natação. O evento-teste, sem valer pontuação para a competição, foi disputada na raia olímpica de remo da USP. Arapiraca, que passou mal na chegada, mas já está bem, venceu em 56min57s37, enquanto Poliana, 7ª colocada no geral, chegou em 59min09s03.
O pódio masculino foi completado por Samuel de Bona, do Grêmio Náutico União/RS (56min58s33), e por Victor Colonese, também da Unisanta (57min00s58). Entre as mulheres, a segunda colocada foi Betina Lorscheitter (59min26s40) e a terceira, Gabriela Ferreira (1h02min29s60), ambas do Grêmio Náutico União, e 16ª e 17ª colocadas no geral.
- Não passei entre os primeiros no começo, pois a primeira volta foi pra estudar a prova, que é de estratégia. No final, vem o arremate, quando forçamos o ritmo. Gostei muito de ter esta prova no Troféu Maria Lenk pois ajuda a engrandecer as maratonas aquáticas. No início é assim mesmo, lento, gradual, mas espero que num futuro, nem que seja daqui a 10 anos, as provas de fundo sejam tão valorizadas, tanto em maratonas como em piscina, como as de velocidade. Hoje são poucos os clubes que incentivam as maratonas e com os resultados excepcionais que os brasileiros estão conseguindo no exterior, acho que dá pra mudar este cenário por aqui – disse Arapiraca.
Já Poliana estava feliz em nadar no ritmo dos homens.
- Eu queria nadar forte e consegui me manter junto aos homens. Estou feliz com isto, e esperançosa que as maratonas entrem de vez no Troféu Maria Lenk e outros. Este evento-teste foi um primeiro passo e uma iniciativa bem legal – disse Poliana. E tanto ela como Arapiraca preferem que seja como foi este ano, com a maratona acontecendo no último dia, “por ser uma prova desgastante e mais difícil de recuperar do que as de fundo em piscina, como os 800m livre” – concluiu Poliana.
Na classificação por equipes, vitória do Grêmio Náutico União/RS no geral, no masculino e no feminino. No geral, o clube gaúcho totalizou 140 pontos, seguido por Unisanta e Sesi/SP, 137 e 86, respectivamente. No feminino, o Grêmio Náutico fez 59 pontos, vindo a seguir Unisanta, 57, e Sesi, 56. Entre os homens, o Grêmio Náutico União marcou 81, com Unisanta em segundo, 80, e Sesi, em terceiro, 30.
A prova de 5km deste sábado foi uma novidade do Troféu Maria Lenk de Natação 2014, e realizada no último dia da principal competição nacional de natação.O evento foi um teste para incentivar os nadadores das provas de fundo. Por enquanto, não vale pontuação para o Troféu Maria Lenk de Natação, mas é uma possibilidade futura. O evento atende a uma solicitação antiga de técnicos e atletas de provas de fundo e de maratonas aquáticas para valorizar o trabalho feito nas disputas de distâncias mais longas.
A Meia Maratona distribuiu medalhas pra os três primeiros colocados no feminino e no masculino e troféu para a equipe campeã e as que mais marcarem pontos por gênero. A raia da USP já sediou as provas da modalidade por ocasião do Campeonato Sul-Americano Absoluto, em 2008.
O Brasil é uma potência mundial nas maratonas aquáticas, pois desde 2006 não sai do pódio de grandes competições da modalidade. Em 2013 a equipe brasileira foi campeã no Mundial de Esportes Aquáticos da FINA, em Barcelona, com uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. Antes o país obtivera uma medalha de ouro no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai 2011, com Ana Marcela nos 25km, e uma de bronze no Mundial de Roma 2009, com Poliana Okimoto nos 5km, quebrando um hiato de 15 anos sem medalha para o Brasil na principal competição da FINA. Além disso, o país conta com dezenas de pódios em etapas da Copa do Mundo da FINA e as medalhas no Mundial específico de maratonas aquáticas.
Desde o Mundial de Barcelona, além de Ana Marcela Cunha (ausente do evento-teste de hoje) e Poliana Okimoto, líderes e naturalmente candidatas ao pódio de qualquer grande competição do esporte, o Brasil surgiu com um time masculino fortalecido, que também briga pelas principais posições.
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

FOTO SATIRO SODRÉ

INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE NATAÇÃO MASTER-NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS - TRAVESSIA A NADO - ESPORTES AQUÁTICOS- -SWIM - SWIMMING- OPEN WATER- ABMN NATAÇÃO -TRAVERSATAS
ENVIAR E-MAIL PARA : francisswim@gmail.com
FONE 055-51-91415266
FACEBOOK https://www.facebook.com/francismar.siviero
WhatSapp: 

No comments: