Tuesday, April 29, 2014

Matheus Santana, recordista mundial junior e sétimo tempo do planeta em 2014 – TROFÉU MARIA LENK 2014



O Campeonato Brasileiro – Troféu Maria Lenk de Natação 2014 encerrou neste sábado, 26/04, em grande estilo. Matheus Santana, da Unisanta, fez 48s61 nos 100m livre melhorando o recorde mundial junior que superara nas eliminatórias, e o Corinthians ganhou o título depois de 48 anos fora do pódio da principal competição de natação do país.
A competição teve um recorde sul-americano igualado, dois brasileiros e 11 recordes de campeonato. O Maria Lenk 2014 foi a última seletiva para o Campeonato Pan-Pacífico, em agosto, na Austrália. A competição tradicionalmente reúne os fortes times dos Estados Unidos, Japão e Austrália, além de vários convidados de peso.
Matheus Santana saiu das eliminatórias feliz com seus 48s85 e o novo recorde mundial da categoria de juniores, mas com um gosto de “quero mais”, ou melhor, “posso mais”. E estava certo. Nas finais ele bateu em 48s61 e além de baixar a marca planetária da categoria, ainda entrou na lista dos melhores tempos do mundo este ano em sétimo lugar. Nada mal para quem tem 17 anos. Mas ele não pretende parar por aí.
- Acho que ainda posso melhorar a saída e a virada. Se tivesse conseguido fazer melhor esses dois fundamentos, podia ter feito na casa dos 48s1 ou 48s2. Mas não fico pressionado por bater o recorde, fazer o terceiro, primeiro ou sétimo tempo. Procuro fazer o melhor que posso. Não vou ao Pan-Pacífico porque meu foco serão os Jogos Olímpicos da Juventude (em Nanjing, em agosto),  tudo bem passo-a-passo. Sou carioca, mas hoje moro em Santos com o meu pai, minha mãe vai pra lá sempre que pode. Vivo bem perto da Universidade e tenho uma vida tranquila – explicou.
Os recordes mundiais juniores são novos na Federação Internacional de Natação – FINA. Para que se começasse a lista, em abril deste ano, depois de reunião do Comitê Técnico de Natação da FINA foram adotados como primeiros parâmetros os melhores tempos do Mundial Júnior de Dubai, em agosto de 2013. Nos 100m livre, o vencedor foi o americano Dressel Caeleb (48s97), que perdeu a marca para o brasileiro Matheus. Como todos os recordes mundiais, o de Santana precisa ainda de homologação da FINA, num processo sem data exata.
A Confederação Brasileira envia toda a documentação comprovando a metragem da piscina, o equipamento de aferição de tempo, a marca do maiô que o atleta usava e também é preciso esperar a análise do exame de doping. Uma vez tudo dentro das regras, a entidade ratifica a marca.
Com relação às eliminatórias, tudo mudou na final. Cesar Cielo, do Minas Tênis, venceu a disputa com 48s13, que é o terceiro tempo do planeta nos 100m livre. As duas primeiras marcas pertencem até o momento aos australianos James Magnussen (47s59) e Cameron McEvoy (47s65). O bronze da prova foi para João de Lucca, do Pinheiros (48s67). Nicolas Oliveira, do Minas Tênis foi o quarto lugar (49s12) e Marcelo Chierighini, do Pinheiros (49s44), que vencera as eliminatórias, acabou na quinta colocação.
- Foi um Maria Lenk muito bacana e estou satisfeito por voltar a nadar e bem um monte de provas. Estava incerto de como ia ser, pois ano passado só nadei os 50m livre pelo Clube de Campo de Piracicaba, mas foi bem legal. O trabalho vem dando certo, ainda com ajustes por fazer e começar a pensar nos próximos campeonatos pra ser ainda mais rápido. A vitória nos 100m livre tem um gosto especial porque foi um desafio maior. Temos planos bem ambiciosos no reveza, pois acho que posso nadar pra 47, assim como o Marcelo (Chierighini) e o João (de Lucca), e com a evolução que o Matheus vem tendo, acho que podemos ganhar uma medalha. Matheus tem tudo pra ser o próximo nome do 100m livre no Brasil. Mas é comemorar uns dois dias e depois botar a cara na água e treinar muito. É muito legal ser recordista mundial junior, primeiro do país a conseguir isto, mas queremos é ele nos Jogos do Rio.  Conversei com ele após a prova e disse que se ele quiser treinar um pouco comigo é só me ligar, pra um dar pau no outro no treino, que é importante isto. Quanto mais afinidade e entrosamento o revezamento tiver, melhor – afirmou Cesar Cielo, que elogiou ainda João de Lucca, pois “é um cara que está fora do radar de muita gente, mas quando ele tranferir os bons resultados que vem tendo em jardas pra metros, vai surpreender.
Os 100m feminino tiveram a dinamarquesa Jeanette Ottesen Gray, do Corinthians, com 53s78 tempo melhor que o recorde sul-americano, mas como a atleta não pertence ao continente a marca não pode ser homologada, mas o clube leva os pontos de bonificação.
Nos 50m peito também aconteceu uma troca de colocações. Na decisão, João Gomes Júnior, do Pinheiros, levou a melhor com 23s43 e Felipe França Silva, do Corinthians, 23s44, ficou com a prata. A disputa sempre dura na prova e especialmente entre esses dois especialistas do estilo dão ao Brasil dois ótimos atletas para o Campeonato Pan-Pacífico, competição para a qual eles já possuíam índices melhores feitos no Torneio Open, em dezembro de 2013.
- Hoje nem pensei em tempo. Final é bater na frente e estou muito feliz com a vitória. O tempo não foi tão bom, mas a temperatura também não ajudou. Nadar com este frio complica – resumiu João.
Ana Carla Carvalho, também do Pinheiros, colocou seu nome na lista dos atletas com tempos para participação da competição australiana. Ela marcou 31s87 e conseguiu superar os 32s02 que nas eliminatórias a deixaram a dois centésimos do índice, “de manhã, meu técnico falou que pensei demais em não errar na chegada. Agora só pensei em chegar na parede. Estava batendo na trave e agora consegui a vaga pro Pan Pacífico”, concluiu Ana Carla, que tem como melhor tempo, 31s70.
Os 200m costas encerraram as provas individuais do Troféu Maria Lenk 2014. A recordista sul-americana da prova, Nathalia de Luccas, do Corinthians, venceu com 2m17s86. Leonardo de Deus, companheiro de clube de Nathalia, levou o ouro na versão masculina com 1m58s58.
- Estou bem cansado por ontem (prova dos 400m livre em que bateu o recorde nacional), não me recuperei direito, mal dormi de tanta felicidade, mas ainda assim acho que fiz uma boa prova hoje (sáb). E agora, objetivo é o Pan Pac.
Cielo e Jeanette – Cesar Cielo e Janette Ottensen Gray foram os atletas mais técnicos da competição. Ele pelo desempenho na prova de 50m livre (21s39) que obteve 984 pontos e ela, pela performance dos 50m borboleta (25s41) que teve índice técnico de 996 pontos. Os atletas mais eficientes, ou seja, os que mais marcaram pontos para seus clubes foram ambos do Corinthians.  Leonardo de Deus que fez 160 pontos no masculino e Katinka Hosszú somou 420 pontos no feminino.
Manoel dos Santos no Hall da Fama – O ex-nadador Manoel dos Santos, que foi recordista mundial dos 100m livre e medalhista de bronze da prova nos Jogos de Roma 1960, entrou no Hall da Fama do Brasil e foi premiado no último dia do Maria Lenk 2014. Ele analisou a nova geração de velocistas brasileiros como “espetacular e ainda vem uma turminha aí, que está chegando com força e pode daqui há dois anos, quem sabe, incomodar nos Jogos do Rio. Estou entusiasmado com a evolução que a minha antiga especialidade vem tendo por aqui”.
Resultados finais 6ª etapa
100m Livre Fem – 1) Jeanette Ottesen – Corinthians – 53s78 – Recorde de Campeonato /2) Larissa Oliveira – Pinheiros – 55s13 /3) Inge Dekker – Minas Tênis – 55s43
100m Livre Masc – 1) Cesar Cielo – Minas Tênis – 48s13 /2) Matheus Santana – Unisanta – 48s61 / 3) João de Lucca – Pinheiros – 48s67
50m Peito Fem – Ana Carla Carvalho – Pinheiros – 31s87 / 2) Julia Sebastian – Unisanta – 32s08 / 3) Juliana Marin – 32s29
50m Peito Masc – João Gomes Jr. – Pinheiros – 27s43 / 2) Felipe França Silva – Corinthians – 27s47 / 3) Felipe Lima – Minas Tênis – 27s65
200m Costas Fem – 1) Katinka Hosszú – Corinthians – 2m11s69 / 2) Florência Perotti, Grêmio Náutico União – 2m16s93 /3) Natalia de Luccas – Corinthians – 2m17s86
200m Costas Masc – Leonardo de Deus – Corinthians – 1m58s58 /2) Fernando Ernesto dos Santos – Pinheiros – 2m00s29 / 3) Fabio Santi – Pinheiros – 2m01s25
4x100m Medley Fem – 1) Corinthians – Katinka Hosszú, Pamela Souza, Jeanette Ottesen e Natalia de Luccas – 4m06s14 / 2) Pinheiros – Nicole Machado, Beatriz Travalon, Daniele Jesus e Larissa Oliveira – 4m10s28 / 3) Minas Tênis – Tatiana Adorno, Juliana Marin, Inge Dekker e Lorrane Ferreira – 4m11s29
4x100m Medley Masc – 1) Pinheiros – Fabio Santi, João Gomes Jr., Guilherme Rosolen e João de Lucca – 3m37s40 / 2) Corinthians – Leonardo de Deus, Felipe França, Pedro Vieira e Arthur Mendes Filho – 3m38s11 / 3) Minas Tênis – Henrique Matins, Felipe Lima, Marcos Macedo e Cesar Cielo – 3m38s95
Eliana Alves / Souza Santos / Mariana de Sá

Foto RP4 FOOTBALL MANAGEMENT

INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE NATAÇÃO MASTER-NATAÇÃO EM ÁGUAS ABERTAS - TRAVESSIA A NADO - ESPORTES AQUÁTICOS- -SWIM - SWIMMING- OPEN WATER- ABMN NATAÇÃO -TRAVERSATAS
ENVIAR E-MAIL PARA : francisswim@gmail.com
FONE 055-51-91415266
FACEBOOK https://www.facebook.com/francismar.siviero
WhatSapp: 

No comments: