Thursday, April 24, 2014

Cielo e Bruno fazem os dois melhores tempos do mundo em 2014


A disputa de 50m livre não decepcionou quem aguardou ansiosamente pelo seu desfecho. Nas finais da terceira etapa, na noite de quarta-feira, 23/05, Cesar Cielo Filho, do Minas Tênis, e Bruno Fratus, do Pinheiros, protagonizaram um duelo eletrizante que deu ao primeiro 21s39 e ao segundo, 21s45, as duas melhores marcas do planeta este ano. Cielo não perde uma disputa de 50m livre do Campeonato Brasileiro em piscina longa desde 2008.
- Foi bem abaixo do que eu estava esperando. Para ser sincero a sensação na piscina não estava boa não, quando eu bati foi uma surpresa mesmo. Achei que ia sair perto do que eu fiz de manhã. Tomara que a gente siga com essas boas performances pra representar o Brasil lá fora. É bacana fazer as marcas aqui dentro, mas a gente quer as medalhas internacionais. Eu acredito que já estou melhor do que eu estava no Mundial do ano passado. Foi muito bacana. Terceira vez que nado pra 21s3. Agora eu acho que é começar a nadar cada vez mais neste patamar pra começar a baixar.  Estou contente, muito satisfeito. Foi muito melhor do que eu estava esperando – disse Cielo.
Antes o melhor tempo do mundo no ano era do australiano Eamon Sullivan, 21s65, feitos no Campeonato Australiano. Nicholas Santos, da Unisanta, que quase fica fora da final e teve que desempatar com João de Lucca nas eliminatórias da manhã, levou o bronze da prova, com 22s32. Bruno Fratus mudou radicalmente de vida, foi para os Estados Unidos treinar em Auburn e vem mostrando que é seríssimo candidato ao pódio das principais competições do mundo até os Jogos Olímpicos de 2016.
- Era realmente o tempo que eu tinha em mente. É o meu melhor tempo de longe. A última vez que eu dei um resultado expressivo foi nas Olimpíadas, foram quase dois anos sem nadar uma prova em que eu realmente ficasse orgulhoso. Aí você começa a ficar ansioso pelo seu próximo grande resultado. Tive uma operação no ombro, mais de uma mudança de técnico, mudança de país, então a gente fica na expectativa. Ter ficado em segundo nesta situação não me deixa nem um pouco chateado. A rivalidade existe sim ou não seríamos velocistas, mas é uma rivalidade de querer vencer, totalmente saudável – disse Bruno.
Graciele Hermann, do Grêmio Náutico União/RS, chegou nos 24 segundos para ficar. Ela nadou abaixo dos 25 segundos nas três vezes em que caiu na piscina neste Troféu Maria Lenk. Na final da prova de 50m livre ela marcou 24s79, que passa a ser o segundo melhor tempo da sua vida, apenas perdendo para os 24s76 feitos na abertura do revezamento 4x50m livre no primeiro dia do campeonato. Na decisão da prova individual ela ficou com a prata, pois a disputa foi vencida pela dinamarquesa Jeanette Ottesen Gray (24s59), do Corinthians. A medalha de bronze ficou com Alessandra Marchioro (25s17), do Botafogo/RJ, que assim como Graciele fez índice para o Campeonato Pan-Pacífico.
- Estou muito feliz com mais esta marca. Não venci, mas acho legal vir estrangeiras pois o nível melhora. E me fortalece a tentar a vitória no ano que vem – resumiu Graci. Já Alessandra Marchioro disse que “não foi o tempo que queria, mas estou há um mês e meio treinando pra cá, e já deu pra igualar minha melhor marca, ou seja, quando eu focar melhor, a tendência é subir de produção”, disse Marchioro, que teve problemas no estômago e depois um acidente na academia, voltando a treinar há duas semanas do Sul-Americano.
Estava claro que Thiago Pereira se poupou nas eliminatórias (4m27s84), mas na final dos 400m medley ele deixou a léguas de distância o índice exigido para nadar a prova no Pan-Pacífico.  O índice era 4m18s99 e ele marcou 4m15s45. Seu ‘xará’, Thiago Simon, do Corinthians, ficou em segundo e também fez abaixo do índice, 4m17s98. Ironicamente foi nesta disputa, que não é a a preferida de Thiago Pereira, da qual saiu exausto em vários campeonatos Mundiais, que lhe deu a tão sonhada medalha olímpica: A prata conquistada nos Jogos de Londres 2012.
- Quero competir o máximo possível, com grande volume. E aí funilando a cada ano para me preparar pro Rio 2016. Vamos ver até quanto tempo meu corpo vai aguentar esta quantidade de provas. Estou me sentindo cada vez melhor, o que me motiva a ir ainda mais longe – disse Thiago Pereira. Já o xará Simom agradeceu ao seu clube, o Corinthians, pela estrutura e o trabalho feito, “e o resultado vem acontecendo e esperamos ganhar o campeonato no fim. Quero seguir pelo medley, a cada treino penso nas Olimpíadas. E vou tentando sempre melhorar, o que acontecendo. Meu foco principal é os 400m medley, no qual tem o Thiago Pereira e o menino Brandonn, meu colega de clube, que vem bem. Nos 200m medley ainda aparece o Henrique Rodrigues, que não desfalca o campeonato este ano devido a problema no ombro. Mas acredito muito que vou chegar em Rio 2016 – disse Simon, 24 anos.
Katinka Hosszú, a nadadora que veio da Hungria para defender as cores do Corinthians, mostrou porque é a campeã mundial dos 400m medley. Ela venceu a prova em 4m38s81. A segunda colocada, Florência Perrotti, do Grêmio Náutico União/RS, marcou 4m51s02 seguida por Julia Gerotto, também do Corinthians, com 4m56s95.
Poliana Okimoto, da Unisanta, venceu os 800m livre feminino (8m43s78) poupando fôlego para as muitas provas que ainda nadará na competição, incluindo a prova de cinco quilômetros, que acontecerá no sábado de forma inédita, na raia da USP.
No revezamento 4x200m livre masculino o time do Minas Tênis formado por Nicolas Oliveira, Miguel Valente, Giuliano Rocco e Marcos Oliveira fez 7m02s05 e por três centésimos não bate o recorde de campeonato que pertence ao Flamengo, 7m02s02, desde 2012. No feminino, o time do Corinthians (Katinka Hosszú, Natalia de Luccas, Isabela Silva e Jeanette Ottesen Gray) marcou 8m08s47 e bateu o recorde de campeonato que o Minas Tênis conquistou ano passado, 8m09s54.
Com o fim da terceira etapa, o Corinthians manteve a primeira colocação, com 828 pontos. O Minas Tênis vem a seguir com 389, agora seguido pelo Sesi em terceiro, com 357 pontos. O Grêmio Náutico União está na quarta posição, com 279, enquanto o Pinheiros caiu pra quinta posição, 244.
O Troféu Maria Lenk de Natação 2014 acontece com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo, Sadia e Universidade Estácio de Sá. Além do apoio do Governo do Estado de São Paulo.
Índices para o Pan-Pacífico 2014 – Troféu Maria Lenk
200m livre M – Nicolas Oliveira – 1m47s17
200m livre M – João de Luccas – 1m48s30
100m costas F– Etiene Medeiros – 1m00s77
100m costas M– Fabio Santi – 54s32
50m livre F– Graciele Herrman – 24s79
50m livre F – Alessandra Marchioro – 25s17
50m livre M – Cesar Cielo – 21s39
50m livre M – Bruno Fratus – 21s45
200m peito M – Thiago Simon – 2m11s99
100m borboleta F – Daynara Paula – 58s83
100m borboleta M – Thiago Pereira – 52s37
400m medley M – Thiago Pereira – 4m15s45
400m medley M – Thiago Simon –  4m17s98
Resultados Finais 3ª Etapa – 23/04/2014
400m Medley Fem – 1) Katinka Hosszú – Corinthians – 4m38s81 / 2) Florência Perotti – Grêmio Náutico União – 4m51s02 / 3) Julia Gerotto – Corinthians – 4m56s95
400m Medley Masc – 1) Thiago Pereira – Sesi – 4m15s45 / 2) Thiago Simon – Corinthians – 4m17s98 / 3) Brandonn Almeida – Corinthians – 4m20s76
50m Livre Fem – 1) Jeanette Gray – Corinthians – 24s59 / 2) Graciele Hermann – Grêmio Náutico União – 24s79 / 3) Alessandra Marchioro – Botafogo – 25s17
50m Livre Masc – Cesar 1) Cielo – Minas Tênis – 21s39 / 2) Bruno Fratus – Pinheiros – 21s45 / 3) Nicholas Santos – Unisanta – 22s32
800m Livre Fem – 1)  Poliana Okimoto – Unisanta – 8m43s78 / 2) Carolina Bilich – Minas Tênis – 8m47s73 / 3) Viviane Jungblut – GNU – 8m50s27
Rev. 4x200m Livre Masc – 1) Minas Tênis (Nicolas Oliveira, Miguel Valente, Giuliano Rocco e Marcos de Oliveira) – 7m20s05 /2) Unisanta (Vinicius Waked, Matheus Santana, Felipe de Souza e Thiago Sickert) – 7m23s28 / 3) Pinheiros (Gabriel Ogawa, Pedro Henrique Spajari, João de Lucca e Diogo Dias) – 7m24s15
Rev. 4x200m Livre Fem – 1) Corinthians (Katinka Hosszú, Natalia de Luccas, Isabela Silva e Jeanette Ottesen) – 8m08s47 – Recorde de Campeonato / 2) Minas Tênis (Manuella Lyrio, Inge Dekker, Carolina Bilich e Maria Paula Heitmann) – 8m09s27
O programa de provas (eliminatórias às 9h30m e finais às 17h):
Dia 24/4 (5ª feira) = 200m borboleta F e M / 100m peito F e M / 50m costas F e M / 800m livre M
Dia 25/4 (6ª feira) = 200m medley F e M / 50m borboleta F e M / 400m livre F e M / 4x100m livre F e M
Dia 26/4 (sábado) = 100m livre F e M / 50m peito F e M / 200m costas F e M / 4x100m medley F e M
Eliana Alves/ Souza Santos / Mariana de Sá

FOT O SATIRO SODRÉ

No comments: