Monday, March 3, 2014

Poliana Okimoto é apresentada na Unisanta e diz estar focada na seletiva para Copa do Mundo


Apresentada oficialmente à Imprensa como integrante da equipe de Natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos (SP), na manhã desta quarta-feira (26), Poliana Okimoto, campeã mundial de Maratonas Aquáticas, salientou que está focada na primeira seletiva para a Copa do Mundo, que ocorrerá dia 5 de abril, em Manzanillo, no México.”É a primeira seletiva para o mundial. Teremos várias competições no ano e tentaremos fazer o máximo de pontos possíveis”, disse.
Ao lado de seu técnico e marido, Ricardo Cintra, a atleta externou novamente sua felicidade pelo retorno à equipe de Natação da Unisanta após onze anos, e reafirmou que a importância dada pela Instituição às Maratonas Aquáticas fez toda a diferença para sua volta à equipe ceciliana.
“Estou muito feliz de voltar para casa. Todos os outros clubes priorizam a piscina, e na piscina eu consigo ser campeã brasileira. Mas, em maratona eu sou campeã mundial, maratona é minha prioridade. O único evento internacional de maratonas aquáticas realizado no Brasil é organizado pela Santa Cecília”.
Poliana afirmou ainda ter boas recordações da piscina da Unisanta e falou sobre as Olimpíadas Rio 2016. “É muito bom voltar para cá. Na piscina do Santa bati o meu primeiro recorde brasileiro nos 800 metros e conheci meu marido. Com o apoio dos profissionais da Unisanta e com todas as minhas forças tentarei melhorar sempre e conquistar uma medalha nas Olimpíadas, o que seria o máximo em minha carreira”, disse a atleta.
“É um dia de festa e um momento muito importante para o esporte da cidade e a natação brasileira.Temos muito prazer e orgulho de anunciar o reforço e uma das maiores aquisições que o Santa Cecília poderia ter nesta temporada. O objetivo do Santa Cecília é o mesmo do Ricardo Cintra, do Márcio Latuf e da Poliana, que é o projeto olímpico”, salientou o presidente da Associação Santa Cecília Esporte e pró-reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira.
Para o presidente, a atleta será um grande exemplo para os nadadores de todas as categorias. “Poliana é uma referência internacional e será uma motivação para que os outros atletas, desde a base, se espelhem e sejam tão bons quanto ela. É um exemplo que deve ser citado e seguido, como atleta e mulher.”
O secretário de Esportes de Santos, Alcídio Melo, também prestigiou a recepção à Poliana e destacou a estrutura da Unisanta para a cidade, com um complexo aquático de qualidade e comissão técnica com profissionais capacitados. “É um momento especial e de muito orgulho para o esporte. Em nome da Prefeitura, agradeço o que o Santa Cecília tem feito pelo esporte de Santos”, disse o secretário.
A reitora e a presidente da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado e Lúcia Teixeira Furlani, respectivamente, também fizeram questão de dar boas-vindas à atleta. “A rainha das águas vai continuar brilhando cada vez mais. As águas do Santa e de Santos vão mostrar o seu exemplo e potencial para as Olimpíadas”, destacou Lúcia. A reitora mencionou o trabalho realizado na Universidade em prol do Esporte e Educação. “Parabéns à equipe, aos grandes técnicos, aos atletas e à família Teixeira, que vive para a Educação e para dar o melhor para a cidade”.
Poliana foi recepcionada por vários nadadores, desde os atletas de base aos de alto rendimento, entre eles, os já experientes Nicholas Santos; Tales Cerdeira; Matheus Santana; Victor Colonese e Felipe Ribeiro. Toda a comissão técnica da natação também marcou presença.
Entre as autoridades presentes estavam o diretor técnico e a diretora de marketing da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes), Marcelo Rossi e Daniele Zangrando, respectivamente; Paulo Batisti, do Conselho Municipal de Esporte; o delegado da Federação Aquática Paulista (FAP), Peter Bydlowski.
Currículo – Maratonista do ano, eleita pela Federação Internacional de Natação (FINA) e Prêmio Brasil Olímpico 2013 do Comitê Olímpico Brasileiro, Poliana Okimoto possui um currículo vitorioso. É campeã mundial de Maratonas Aquáticas, na prova olímpica dos 10km. Conquistou ainda a prata nos 5km e o bronze na prova por equipes no Mundial de Esportes Aquáticos, em Barcelona, e ajudou o País a faturar o título inédito de campeão mundial da modalidade em 2013. Nos Jogos Pan-Americanos de 2011, repetiu o resultado de 2007 e conquistou a prata na prova de 10 km. Em 2009, no Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, em Roma, na Itália, conquistou o bronze na prova de 5km e fez história na natação como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha na história da competição.
Em piscina, nada as provas de 1500m e 800m livre. É a atual recordista brasileira dos 1500m livre. Integrou a equipe da Unisanta em 2003.
Departamento Multidisciplinar – Na oportunidade, também foi anunciado o apoio específico do novo Departamento à equipe de Natação da Unisanta. A equipe de profissionais composta pelo médico Lucas Caceli; a nutricionista Salônica Nogueira; os psicólogos Henrique Carpegiani e Luara Lobo e do fisioterapeuta Keynner Pedreira. Eles desenvolverão um trabalho dirigido aos atletas da modalidade, pioneiro entre entidades de natação.
A Comissão Técnica da Unisanta é composta pela coordenadora Rosa do Carmo José e pelos treinadores: Márcio Latuf, Gerson Pazian, Alexandre Paes Barreto dos Santos; Profa. Maressa Nogueira, Ricardo Kojima, Murilo Silva, Leonil Maceió, Leila Correia e Claudio Paz.
Referência – Maior potência esportiva universitária do País, a Unisanta é apontada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como referência nacional, chegando a ser comparada às grandes instituições de ensino norte-americanas, pelo seu arrojo, estrutura e desempenho nas piscinas e em águas abertas.
Em águas abertas, destacou-se com o Projeto Travessia Oceânica Laje de Santos Renata Câmara Agondi, que se tornou a Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta / Troféu Renata Agondi. Patrocinado pela Universidade Santa Cecília, e com chancela da FINA, o evento integrou o Circuito Mundial de Águas Abertas, os 10km Marathon Swimming World Cup Fina e as comemorações do aniversário da cidade de Santos. Considerada referência em termos de organização e, sobretudo, segurança, teve início em setembro de 2005 e despontou como alavanca propulsora das maratonas no Brasil.
Projeto Olímpico – O Complexo Educacional Santa Cecília foi escolhido para ser uma das instalações desportivas aptas a receber atletas olímpicos pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 (COB). Este reconhecimento aconteceu graças ao Projeto Olímpico da Universidade, visando contribuir para este importante momento que o País está vivendo.
A infraestrutura de ponta da Unisanta também foi um dos itens aprovadas pelo COB, entre os ambientes: o complexo aquático, que compreende uma piscina olímpica, primeira no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, aulas do aprenda a nadar e hidroginástica, além das Clínicas de Fisioterapia e Odontologia e o Laboratório de Fisiologia do Exercício.
Por Erika Alencar
Com a colaboração de Bruno Secco

Fotos Ivan Storti
 

No comments: