Wednesday, March 5, 2014

Ingrid Oliveira é bronze no México



Rio de Janeiro – Em pleno Carnaval, duas jovens saltadoras brasileiras, entre 16 e 18 anos, trocaram a folia pelo sonho de competir nas Olimpíadas da Juventude, que será realizada em agosto, em Nanjing, na China. Na seletiva olímpica, de 28/02 a 1/03, em Guadalajara, no México, Ingrid Oliveira e Luana Lira chegaram a final de suas provas, plataforma e trampolim de 3 metros, respectivamente. Ingrid foi ainda mais longe. Subiu ao pódio e trouxe uma medalha de bronze pro Brasil, ficando atrás somente de uma chinesa e uma mexicana.
Orientadas no México pela treinadora Andrea Boehme, as meninas do Brasil tinham que entre as nove primeiras em suas provas para ainda sonhar com a vaga pra primeira Olímpiadas de suas vidas. Ingrid ficou em terceiro na plataforma com 411,55 pontos. Nas eliminatórias, ela ficara na 7ª posição. A vencedora foi a chinesa Xiaohui Huang, com 487,95 pontos, seguida pela mexicana Alejandra Orozco, com 480,35.
- Estou treinando muito, porque quero ir pra Nanjing. O bronze é um resultado muito bom pra mim, é o começo de um grande sonho – disse Ingrid.
Já Luana Lira terminou em 8º lugar no trampolim de 3 metros, depois de ter passado nas eliminatórias na 10ª colocação.
A competição terminou com a equipe mexicana com três medalhas de ouro e uma de prata; a China com uma de ouro e duas de prata; Rússia com uma prata e um bronze; Ucrânia com uma prata; e Estados Unidos e Brasil com uma de bronze, cada.
Esta será a segunda edição da Olimpíada da Juventude, sendo a primeira realizada em Cingapura, em 2010. Os representantes do Brasil nos saltos ornamentais foram Pedro Abreu e Nicoli Cruz, ambos na plataforma de 10 metros.
Ingrid e Luana conseguiram índice para a seletiva do México, ao realizarem bons saltos na Seletiva para os Jogos da Odesur, Grand Prix e Jogos Olímpicos da Juventude, realizadas em conjunto no início de fevereiro, no Rio de Janeiro.
Mesmo com idade juvenil, Ingrid Oliveira venceu a prova da plataforma na Taça Brasil absoluta, disputada em novembro passado,  pelo Fluminense. Ainda na mesma competição adulta e nacional,  Luana, representando o clube Grêmio CIEF da Paraíba, ficou com a segunda posição na plataforma e em quarta no trampolim de 3 metros, sendo a última a prova que competiu na seletiva olímpica no México.
Souza Santos / Mariana de Sá

FOTO SATIRO SODRÉ
 

No comments: