Tuesday, March 11, 2014

Baianos vencem e dominam as primeiras etapas do Brasileiro


Rio de Janeiro – Em uma bela manhã de domingo, com sol e vento leve, na beira da represa Billings, em São Bernardo do Campo, os baianos Allan do Carmo, Aceb/BA, e Ana Marcela Cunha, Sesi/SP , venceram a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas. A prova realizada em São Paulo teve o percurso de 7,5 quilômetros e foi seletiva para o Mundial Junior da FINA, de agosto, em Israel. Completaram a equipe brasileira Junior para o Mundial: Marcus Vinicius da Silva (GNU), Yagoh Kubagawa (Corinthians), Viviane Jungblut (GNU) e Mariana Souza (Sesi).
No masculino o pelotão principal passou as três voltas do percurso com atletas bem embolados. Desde a primeira volta Fernando Pontes, Allan, Samuel de Bona e Diogo Villarinho disputavam a liderança da prova. No final a segunda posição ficou com Diogo Villarinho (Minas Tênis), seguido por Samuel de Bona (GNU).
- A prova foi muito disputada até o final. Na última boia nós quatro viramos junto, mas eu consegui dar um bom Sprint e venci bem. Agora vou nadar o Sul-americano no Chile, algumas etapas da Copa do Mundo e me preparar bem para a seletiva no final do ano para o Mundial do ano que vem. Nadei hoje aqui (mesmo local da seletiva) para conhecer melhor o percurso e espero que no dia 7 de dezembro eu consiga fazer melhor e conquistar esta vaga, analisou Ana Marcela.
Já no feminino a prova começou mais disputada, porém na última volta as três primeiras nadadoras se distanciaram das demais meninas. O resultado ficou com Ana Marcela, do Sesi, em primeira. Tendo Betina Lorscheitter, em segunda e Gabriela Cordeira, na terceira posição, ambas do Grêmio Náutico União.
- Nas duas primeiras voltas eu segurei um pouco para tentar ajudar as meninas, mas depois tive que impor meu ritmo e venci a prova. Estou torcendo para elas irem bem nesse mundial e sei que elas vão fazer de tudo para representar bem o país. Eu tenho boas lembranças de Eilat (local da prova do Mundial Junior) e espero que o local seja mesmo de sorte para o Brasil, comentou Ana Marcela.
As meninas classificadas para o Mundial de Israel, Viviane Jungblut e Mariana Souza, garantiram vagas para o segundo Campeonato Mundial de suas vidas. Isto porque as meninas disputaram a o Mundial Junior FINA de Natação, realizado em Dubai, em agosto do ano passado.
- É muito gratificante saber que estou nadando bem para ir ao Mundial nas duas modalidades. Acho que a tradição do meu clube (Grêmio Náutico União) me ajudou a entrar nas maratonas e estou muito feliz. Sei que vai ser uma oportunidade única e agora é treinar para fazer bonito lá (em Israel) – comentou Viviane Jugnblut.
Já no masculino, Marcus Vinicius e Yagoh se juntam ao grupo classificado na etapa de Porto Belo e irão disputar o primeiro mundial. Também atleta do Grêmio Náutico, Marcus Vinicius, comentou sua expectativa em garantir esta vaga, mas se mostrou surpreso pelo bom resultado geral. “Não esperava chegar tão bem, mas treinei bastante para isso. Estou muito satisfeito e agora vou me esforçar nos treinos para conquistar um bom resultado e quem sabe, uma medalha para o Brasil”.
A Copa do Brasil, realizada em conjunto, foi disputada na distância de cinco quilômetros e premiou os três primeiros de cada categoria.
Mariana de Sá

FONTE CBDA
 

No comments: