Sunday, June 9, 2013

REGRAS DE NATAÇÃO BY SWIM IT UP - A POSIÇÃO DOS PÉS NA SAÍDA DO NADO DE COSTAS

A posição dos pés saída do nado de costas.
Uma dúvida enviada por um leitor ainda é frequente na cabeça de muitos atletas e técnicos, já que a regra alterou já há um bom tempo e eles continuam usando a regra antiga: a posição dos pés na saída do nado de costas. “Na saída de costas, seu pé pode ficar fora d’água”, é a pergunta.

A resposta é: depende. Eis a regra que fala sobre o assunto:
SW 6.1 Prior to the starting signal, the swimmers shall line up in the water facing the starting end, with both hands holding the starting grips. Standing in or on the gutter or bending the toes over the lip of the gutter is prohibited.
A posição dos pés não está explícita na regra, mas existe uma restrição: os pés não podem estar na borda da piscina (“calha”) ou os dedos dos pés não podem dobrar-se na borda da piscina.
A posição abaixo está correta: um pouco dos dedos está pra fora do nível d’água, mas os mesmos não dobram na borda da piscina (que coincide neste caso com a dobra da placa de toque):

Qualquer posição que tenha os dedos ou o próprio pé “apoiado” na borda é considerada ilegal.
Os árbitros responsáveis pela checagem disso são o árbitro geral e o juiz de partida. Normalmente no Brasil os cronometristas ou até os juízes de virada fazem essa verificação pra auxiliar o árbitro geral. É comum aos nadadores que, quando é dada a instrução “a suas marcas”, subam o pé chegando na posição ilegal, com os pés ou dedos na borda da piscina. É um risco que o nadador tem, pois ele poderá ser desclassificado no fim da prova por este motivo.

A saída do nado de costas exige muita prática e ainda assim depende da piscina em que será disputada a competição. Parede escorregadia, nível d’água baixo e suporte para as mãos pequeno ou inadequado são os maiores vilões de uma boa saída de costas. Mas mesmo com estes fatores a regra deve ser observada e o nadador nunca poderá colocar seus pés ou dedos na borda da piscina, porque isso será considerado um “auxílio” para uma melhor saída.
Uma das coisas que mais pegam é: se os pés podem ficar totalmente fora d’água, desde que os dedos não fiquem na borda da piscina?
ARBITRO Sim, nesse caso podem.

Sobre o site
Regras de natação, os principais erros dos atletas, quais as novidades na FINA, trajes, porque você foi desclassificado, dicas de arbitragem. Um site especializado nas regras oficiais de natação, para árbitros, atletas, técnicos, pais e todos que querem conhecer os direitos e deveres dentro do nosso esporte. Editor: Julian Romero O site consulta o árbitro
© Copyright 2013 Regras de Natação/Swim It Up!                                                                                                                               
Todos os direitos reservados
arbitro@regrasdenatacao.com.br


____________________________________________________________


INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE OS SEGUINTES ITENS :
NATAÇÃO MASTER - ESPORTE RS - NATAÇÃO - TRAVESSIA - FGDA - ESPORTES AQUÁTICOS - ÁGUAS ABERTAS - NATAÇÃO MASTER RS - SWIM - SWIMMING - POOL - OPEN WATER - ABMN
ENVIAR E-MAIL PARA : francisswim@gmail.com

No comments: