Sunday, October 9, 2011

44ª Maratona de Natação 14 Bis













44ª Maratona de Natação 14 Bis
DATA 05 DE NOVEMBRO DE 2011
LOCAL : NÚCLEO DA BASE AÉREA DE SANTOS – SÃO PAULO
HORÁRIO CONCENTRAÇÃO 06:30
ENDEREÇO: Av. Presidente Castelo Branco, s/n
BAIRRO:VICENTE DE CARVALHO
CIDADE: GUARUJÁ
ESTADO: SÃO PAULO
BRASIL
Encerramento das inscrições: 21/10/2011
INSCRIÇÕES :
http://www.ativo.com/Eventos/MostraEvento.aspx?idEvento=4728
Percurso: Largada do Píer do NuBAST- Núcleo da Base Aérea de Santos e chegada no Parque Jardim Veleiros, em Bertioga
Premiação
Classificação Geral (masc. / fem.):
- Os 3 Primeiros Colocados no Geral receberão troféus diferenciados, medalhas e Certificados de Participação e não serão premiados por categorias.

Classificação por Categoria (masc. / fem.):
- Os 3 Primeiros nadadores classificados receberão troféus, medalhas e certificados de participação.

- Os demais receberão medalhas e Certificados de Participação com registro de tempo nadado.
Observações
COORDENAÇÃO TÉCNICA: Núcleo da Base Aérea de Santos, Clube Naman - Clube de Nadadores de Maratona, Academia Atlantis, Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Guarujá e Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal de Bertioga.

Ela tem aproximadamente 24 quilômetros de extensão – talvez hoje um pouco menos, pois seu final foi encurtado, evitando que os nadadores cruzem o caminho da balsa Bertioga- Guarujá. Sua largada se dá do píer do Núcleo da Base Aérea de Santos, situado na cidade do Guarujá, normalmente em meados do mês de Novembro, num sábado em que a maré esteja favorável para sua realização e sua chegada se dá em Bertioga, no funil colocado no Parque Jardim Veleiros.
A inscrição para a prova é realizada normalmente através do site www.ativo.com, que é nosso parceiro na divulgação e organização do evento..
As inscrições são gratuitas e demonstram a intenção de organizar a prova pelo desafio e pelos ideais esportivos e humanos que ela representa..
Os atletas inscritos devem se preparar para uma prova deste nível com pelo menos seis meses de antecedência. A Travessia 14 Bis não é uma aventura. Trata-se de uma prova demandante que exige muito preparo físico de seus participantes e, dada sua extensão, os organizadores da prova precisam assegurar-se de que o atleta lá está para uma tentativa previamente trabalhada e planejada no longo prazo. Se você não se sente preparado, não teve ritmo nem volume de treinos suficiente e deseja fazer a Travessia somente para ver no que vai dar, nossa recomendação é que não a faça. O espírito da 14 Bis é para esportistas e gente séria, não queremos aventureiros irresponsáveis. Você não precisa ser um campeão, mas precisa estar minimamente preparado.
Tanto isto é verdade que, antes do início da prova, após o hasteamento da bandeira nacional e a execução do hino nacional, os atletas participantes fazem um juramento: que se comprometem a fazer o melhor de si e de ajudar ao próximo, se necessário forNormalmente há troféus para os três primeiros no Geral masculino e no feminino, assim como para os três primeiros de cada categoria, feminino e masculino. Todos os participantes – inclusive aqueles que, porventura, não completarem a prova dentro do horário estipulado – recebem uma linda medalha de participação.
O horário de largada pode variar de um ano para outro, mas acontece normalmente por volta das nove horas da manhã. O Canal de Bertioga, onde é feita a prova, é aberto para o oceano em ambas suas extremidades. Isto quer dizer que, em função das marés, o Canal está enchendo por cerca de seis horas e depois vazando pelas seis horas seguintes. A Travessia 14 Bis usa da maré em favor dos atletas e a largada é dada no momento em que a maré está enchendo – cerca de três a quatro horas antes da maré alta – momento no qual os atletas rumam de um extremo para o meio do canal, para que o efeito da maré seja o de ajudar o nadador. Na segunda metade da prova, o objetivo dos atletas, que começam a sair do canal, é que a maré baixe, esvaziando o canal e novamente impulsionando os atletas em direção ao extremo do canal, onde fica a chegada. Isto tudo é maravilhoso no papel, mas, na prática, o comportamento das marés nem sempre é o melhor, o horário de saída pode ter sido ajustado para nadadores mais lentos, os contornos do canal exigem estrita atenção ao comportamento das correntezas para otimização dos esforços, o vento pode ajudar ou atrapalhar, o nível da água pode estar excessivamente baixo – só para citar algumas das variáveis da prova – de tal sorte que o atleta tem que estar em constante observância da natureza para poder navegar de forma otimizada durante a prova.
Outro fator importante a ser considerado é a alimentação. Não se recomenda fazer uma tentativa de seis a dez horas de prova sem a devida reposição alimentar. Há algumas saídas para isso:
A primeira é de o nadador levar consigo sua própria infra-estrutura para alimentação e reposição hídrica. Neste caso, o atleta leva um barco de apoio que vai lhe acompanhar durante todo o trajeto, com sua alimentação (recomenda-se líquidos repositores a base de maltodextrina, para atletas) e hidratação. Isto tem um custo para o atleta, obviamente, e pode ser reduzido se o nadador buscar se organizar em grupos ou participar de academias que oferecem esta infra-estrutura.
A segunda é o nadador trazer sua alimentação e hidratação e deixar nos barcos da Marinha, que funcionam como postos de atendimento ao longo da prova. Há cerca de 3 postos alo longo de toda a prova e, se o atleta escolher esta opção, é importante que identifique bem os barcos ao longo do trajeto para evitar perdê-los e ficar se a alimentação.
Há outras opções mais criativas e, nem sempre, bem sucedidas de rebocar a alimentação atrás de si, mas isso é complicado ao longo de todo o trajeto.
Ao chegar ao outro lado, o atleta recebe a premiação – medalhas de participação para todos os nadadores e troféus para os três primeiros de suas categorias, masculino e feminino – pode tomar um banho (normalmente quente) em água doce, ser atendido pela força médica presente e saborear a tradicionalíssima e deliciosa canja preparada e oferecida como cortesia há décadas pelas esposas dos Cavaleiros de Bertioga. Nos últimos anos, todos têm recebido um diploma de participação personalizado com seu nome e tempo de prova. Uma recordação para toda a vida!
Mas como os próprios nadadores gostam de afirmar ao final da prova, não há premiação maior do que a alegria de levantar da água na prainha de Bertioga após horas e horas de esforços e sentir que você foi capaz de mais este objetivo. É tamanho o sentimento de realização que os troféus e as medalhas passam a ser secundários. Mas, ironicamente nesta história, a canja não. Ela é lembrada por todos como indispensável ao final da prova e o atleta se sente recompensado como num dos melhores restaurantes da cidade.
A partir da prova deste ano, registraremos no site, a opinião de quem fez a prova e o que cada um pensou a respeito. Você poderá acompanhar suas declarações e sentir na pele que esta opinião não é exclusividade de poucos.
Obrigado por sua atenção até este ponto. Nos encontraremos na próxima 14 Bis.
Bons treinos e um forte abraço!
Até lá!
A equipe organizadora

No comments: