Tuesday, March 29, 2011

ALFREDO NO CANAL DA MANCHA

ALFREDO E KATSUMATA


ALFREDO - ARMANDO - VILSON


ALFREDO E PEDRÃO

BLOG DO ALFREDO
http://www.alfredonamancha.blogspot.com/


Por que nadar o Canal da Mancha?
Desde muito cedo eu tinha ouvido falar no Canal da Mancha e a sua travessia. Porém, o primeiro contato "mais próximo" foi através de uma trágica notícia - a morte da nadadora Renata Agondi. Campeã paulista por várias vezes, ela faleceu no Canal em agosto de 1988, devido à hipotermia, que é a queda da temperatura interna do corpo. Ela havia nadado todas as travessias do Circuito Mundial daquele ano, onde há uma concentração de provas no verão europeu, com etapas semanais com duração superior a 8 horas cada.

Este fato me fez procurar compreender como é esta prova e me despertou a vontade em fazê-la. Em 1992, ano que participei do Mundial, eu havia treinado o suficiente para realizar a prova, mas não consegui patrocínio para realizá-la. Com isso, a vontade ficou adormecida todos estes anos, voltando à tona no final de 2009,quando decidi voltar a treinar especificamente para ela.

O que move um nadador para fazer esta prova é a superação própria. Nesta travessia, diferentemente de uma competição comum, o nadador compete contra ele mesmo, pois você está o tempo inteiro nadando sozinho. Além disso, há as dificuldades do local, como o frio, ventos e fortes correntes. É verdade que a temperatura média atual é maior do que a 20 anos atrás (sim, o Efeito Estufa existe...rsrs), mas mesmo assim, na casa de 16oC, a água é mais fria que qualquer travessia no Brasil, mesmo no inverno.

A algum tempo houve mudanças nas regras, para o aumento da segurança do nadador. Hoje, o árbitro que está presente no barco que acompanha o nadador tem a total autonomia para suspender a prova ao sinal de hipotermia do atleta (como dificuldade para falar, confusão mental, etc.). Com isso, não houve mais incidentes durante as provas.

Esta prova é considerada o "Everest" da natação..

No comments: