Saturday, December 11, 2010

PACHALY - MINHA HISTÓRIA AQUÁTICA






PACHALY –MINHA HISTÓRIA AQUÁTICA

Eu me criei numa pequena cidade do interior as margens do rio Jacui. Foi nas águas deste que eu com os outros moleques aprendemos a não “afundar”. Lá pelo ano de 88 minhas filhas estavam na Natacenter e a Mãe delas não podia mais levar. Sobrou para mim a tarefa. Resolvi nadar enquanto as esperava. Meu sonho na época era fazer duas piscinas (50 metros) sem parar. Algo impossível para um fumante inveterado. Em 95 fui nadar no Gaúcho e conheci a professora de todos, a Beatriz. Mas foi por pouco tempo que fiquei lá. Mais uma vez faltou persistência. Em 96 uma das minhas filhas foi nadar no Gaúcho e justo com a Bea. Ao saber que era minha filha, a “profi” quis saber porque eu não voltava a nadar. Foi informada que meu problema era o horário do meio dia que não tinha vagas. Mandou um recado para que eu me apresentasse a ela. Foi aí que começou esta nova fase da minha vida. Quando em agosto de 97, eu já estava nadando os quatro estilos e alguns metros a mais que os 1100 da aula normal fui pressionado e literalmente “expulso” da escolinha e encaminhado a equipe Máster, aos cuidados do Pecoits e Giba. Em novembro participei da minha primeira competição em piscina. Em dezembro tentei a primeira travessia e não consegui terminar (Lagoa da Conceição). Aí começou o vicio. Em 98 peguei gosto pelas competições. Consegui fazer a Lagoa da Conceição e iniciei 99 com as travessias. Lembro até hoje das palavras de incentivo do Pecoits a cada desafio: “Nosso treino dá para nadar 3000” “Quem nada 3 nada 4” “6 é só manter o ritmo”. “A Travessia de Tapes agora é fichinha” “Vai nos 10 que dá”. E eu sempre acreditei, fui e venci. Nestes últimos 13 anos, tenho treinado e competido. Em alguns anos mais, noutros menos. Esta atividade me deu uma qualidade de vida melhor além de alguns resultados que muito me orgulham. Hoje só tenho a agradecer a excelente convivência que a natação me proporcionou, seja com os colegas atletas e/ou treinadores. Um agradecimento todo especial a Beatriz pelo aprendizado e ao Pecoits pelo aprimoramento e incentivos. É mais ou menos isto.

LUIZ CARLOS PACHALY

No comments: